A Conferência Internacional “Educando para as mídias e para a era digital”, realizada pela UNESCO em Viena, em 1999, iniciou um novo marco internacional na trajetória da mídia-educação. Nesse sentido, foi reafirmada a convicção de que a mídia-educação e a participação das crianças e adolescentes são caminhos necessários e simultâneos para a realização efetiva da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, especialmente os direitos relacionados à liberdade de expressão (artigo 13), à informação (artigo 17) e à participação em decisões sobre assuntos que lhes dizem respeito (artigo 12). Sobre essa temática, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA .
a) A mídia-educação deve considerar que a globalização, a desregulação e a privatização das mídias levaram à necessidade de novos paradigmas de educação.
b) Existem diferenças de conceitos de mídia-educação e diversidade de experiências, necessidades e finalidades segundo os países e regiões do planeta: os países ricos destacam objetivos de formação de indivíduos críticos, independentes e participativos, enquanto países pobres reafirmam a importância da mídia-educação para a formação da cidadania em toda a comunidade, para a democratização e a justiça social.
c) A mídia-educação deve incluir todas as mídias, mas o enfoque deve ser dado, principalmente, nas mídias impressas.
d) A mídia-educação é necessária à participação e à democracia, ou seja, é fundamental para a cidadania.