A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes existente na escola, só faz aumentar sua situação de desvantagem criada por essa atitude, assim como, acentuar seu sentimento de incapacidade. No entanto, muitas vezes não é uma situação de preconceito somente, mas a falta de convívio com os diferentes.
Uma das medidas necessárias para que se minimize esta situação é a concretização das determinações contidas na LDB, como
a) a garantia de professores com especialização adequada para esse atendimento, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
b) o trabalho de aconselhamento, por parte dos orientadores educacionais e/ou psicólogos, aos alunos que apresentarem comportamentos agressivos ou discriminatórios aos alunos com deficiência.
c) a realização de palestras e dinâmicas de grupo para a redução de comportamentos indesejáveis junto aos alunos com deficiência.
d) a elaboração e execução de proposta pedagógica e organização curricular voltadas especificamente aos alunos com deficiência.
e) a redução do número de alunos das classes em que existir pelo menos dois alunos com deficiência ou colocação de professor auxiliar para que o aluno receba a atenção devida.