Os objetivos do ensino superior estão centrados, legalmente, no atendimento de três funções: pesquisa, ensino e extensão. Apesar disso, com apoio em alguns estudos, pode-se afirmar que, nas universidades brasileiras, tais funções não se complementam de forma harmoniosa, tendo em vista que
a) como em outros países, a pesquisa é assumida como sua atividade definidora, principal, ficando o ensino desprestigiado nessa relação, assim como a extensão deixa a desejar no complemento à formação e nos serviços à comunidade.
b) apenas o ensino se desenvolve para atender, com qualidade, a demanda crescente por qualificação profissional e ascensão social, enquanto a extensão mostra-se insignificante, e a pesquisa, asfixiada pela falta das verbas necessárias.
c) a extensão se hipertrofiou para desenvolver programas de nivelamento dos estudantes ingressantes e para socializar conhecimento com as comunidades, deixando o ensino para segundo plano e a pesquisa restrita a alguns nichos tradicionais.
d) esse dispositivo legal não corresponde às necessidades sociais atuais, marcadas por exigências do mercado de trabalho quanto à formação profissional em áreas tecnológicas, deixando para trás, no tempo, as carreiras acadêmicas liberais.
e) diferentemente de outros países, a cultura do país é marcada pelo atraso histórico em relação à alfabetização do povo, o que se reflete no baixo nível do alunado que chega à universidade, obrigando-o a abandonar a extensão e a pesquisa.