Um menino de 9 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que encaminhasse o menino para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico. O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que para isso não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois sua leitura é muito lenta. Segue, um trecho de sua escrita: "Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto os mininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos." Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmações a seguir. I. A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos. II. A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia; logo, é correto afirmar que o menino é disléxico. III. A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizada pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem. IV. O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto. Nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico. V. O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita. São exemplos desse apoio: transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras. É correto apenas o que se afirma em
a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) II, IV e V.