No que concerne ao comportamento humano no trabalho, a motivação é, sem dúvida, um dos principais aspectos que têm merecido estudos, com a apresentação de diferentes teorias. Uma das clássicas abordagens sobre o fenômeno da motivação foi proposta por Abraham Maslow, denominada Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, segundo a qual
a) o papel do líder ou gestor é identificar em cada grupo de funcionários as principais necessidades a serem supridas, buscando, assim, um perfeito alinhamento entre os objetivos perseguidos pela organização e as recompensas, financeiras ou não, oferecidas aos funcionários.
b) o comportamento humano não comporta generalizações, de forma que cada ser humano possui a própria escala de valores e, assim, a hierarquia das necessidades a serem satisfeitas para fomentar a motivação é variável para cada indivíduo.
c) existe uma clara prevalência das necessidades psicológicas, intrínsecas a cada indivíduo, como as de estima e pertencimento ao grupo, em relação a necessidades de subsistência, representadas por recompensas estritamente financeiras.
d) existe uma escala de valores a serem transpostos e o indivíduo só irá se sentir estimulado a buscar a satisfação de uma necessidade mais elevada, como a de autorrealização, se uma anterior, mais básica, como segurança, já estiver satisfeita.
e) o custo de manutenção de uma equipe não satisfeita e desmotivada é, em regra, muito mais elevado do que aquele decorrente do ajuste de salários e benefícios, havendo uma equação matemática que indica o grau máximo da relação direta dessas variáveis.