Em oposição à abordagem comum nas empresas de considerar o fornecedor como um adversário, e que regularmente tinha o seu comportamento mal intencionado, procurando lucrar sobre eventuais descuidos dos clientes, apresenta-se uma tendência em que cliente e fornecedor procuram desenvolver um clima de confiança mútua em que ambos saem ganhando, gerando, dessa maneira, uma parceria entre eles. Essa forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores denomina-se
a) global sourcing, que tem por objetivo promover uma terceirização estratégica que efetivamente amplia o escopo do processo de contratação para incluir as empresas que operam em outros países.
b) programação de suprimentos, e seu objetivo é planejar, administrar e controlar o fluxo de materiais desde o fornecedor de matérias-primas até o consumidor final eficientemente e o mais ágil possível, de forma que agregue valor a todos da cadeia.
c) logística de suprimentos, que tem por objetivo promover uma terceirização estratégica que efetivamente amplia o escopo do processo de contratação para incluir as empresas que operam em outros países.
d) comakership, e seu objetivo é obter uma vantagem competitiva por meio de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
e) programação de suprimentos, e seu objetivo é “otimizar” o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, e minimizar as necessidades de capital investido em estoque.