A prática de uma boa iluminação para locais de trabalho deve fornecer uma boa visualização da tarefa para que elas sejam realizadas facilmente, com conforto visual e atendendo aos requisitos de segurança. Assim pode-se afirmar que:
a) A área da tarefa deve ser iluminada o mais uniforme possível. A uniformidade da iluminância na tarefa não pode ser inferior a 0,5 e a uniformidade da iluminância no entorno imediato não pode ser inferior a 0,7.
b) A indicação objetiva das propriedades de reprodução de cor de uma fonte de luz em locais de trabalho está relacionada ao índice geral de reprodução de cor (Ra), cujo valor máximo de Ra é 200.
c) Não se recomenda a utilização de lâmpadas com índice geral de reprodução de cor (Ra) inferior a 80, em interiores onde as pessoas trabalham ou ali permanecem por longos períodos.
d) Uma vez que a disponibilidade de luz natural diminui rapidamente com o distanciamento da janela, recomenda-se que se adote a iluminação artificial, desprezando-se a natural, para que no local de trabalho tenha o balanceamento da distribuição da luz no interior do ambiente,
e) A iluminância no entorno imediato deve estar relacionada com a iluminância da área de tarefa, e a iluminância mantida das áreas do entorno imediato pode ser mais alta que a iluminância da área da tarefa.