A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
a) é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuraçãodos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
b) são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas porgrupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente emperíodos eleitorais.
c) são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecerdeterminados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras,ao serem viralizadas nas redes sociais.
d) são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião públicasobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo evida de celebridades.