As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de
aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria
escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à
professora que vai questionando, soletrando, apontando cada
letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a
criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve
escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia
mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a
criança escreve sozinha: OLETAN.
(Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)
Nesta situação, é correto afirmar que
a) o resultado do ensino da professora é o aprendizado
correto da criança.
b) a professora supõe que a criança é capaz e considera essa
capacidade.
c) a escrita da criança não faz sentido: é ininteligível, mesmo
que inserida no contexto.
d) a professora desconsidera os conhecimentos prévios do
aluno.
e) o método não é adequado para ser utilizado no processo
de alfabetização.