A hipertensão é uma condição muito prevalente que contribui para efeitos adversos na saúde, incluindo, entre outros, mortes prematuras, ataques cardíacos, insuficiência renal e acidente vascular e cerebral. Devido à variabilidade individual da medida da pressão arterial, é recomendado, para se realizar o diagnóstico, que se obtenham duas ou mais aferições em pelo menos duas ou mais visitas, ao longo de um período de uma ou mais semanas. Sobre os aspectos técnicos da verificação da pressão arterial, considere as afirmações abaixo.
I A posição recomendada para a medida da pressão arterial é a deitada.
II As medidas nas posições ortostática e supina devem ser feitas, pelo menos, na primeira avaliação, em todos os indivíduos e em todas as avaliações de idosos, diabéticos, portadores de disautonomias, alcoolistas e/ou em uso de medicação antihipertensiva.
III Na primeira avaliação, as medidas devem ser obtidas em ambos os braços e, em caso de diferença, deve-se utilizar como referência sempre o braço com o maior valor para as medidas subsequentes.
IV Na gestante, por questões relacionadas a essa condição, a PA deve ser obtida somente por meio da medida no braço esquerdo, na posição de decúbito lateral esquerdo, em repouso.
Estão corretas apenas as afirmações
a) II e III.
b) I, III e IV.
c) I e III.
d) I, II e IV.