As pessoas que apresentam necessidades especiais (portadores de deficiência mental, auditiva, visual, física e deficiência múltipla, e portadores de altas habilidades) representam 10% da população brasileira e possuem, em sua grande maioria, uma vasta experiência de exclusão que se traduz em grandes limitações nas possibilidades de convívio social e usufruto dos equipamentos sociais (menos de 3% tem acesso a algum tipo de atendimento), além de serem submetidas às diversos tipos de discriminação
Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.
Quando se pensa em inclusão, é fundamental pensar o comprometimento no educar crianças em suas especificidades.
Assinale a alternativa que contempla as ações que se esperam dos educadores face a essa realidade social.
a) Desconhecimento, preconceito, marginalização, desvalorização e desrespeito.
b) Desenvolvimento de uma pedagogia que possa educar, sem discriminação, respeitando, valorizando, reconhecendo a criança especial como parte integrante de uma sociedade democrática, justa e igualitária.
c) Acolhimento no ambiente educacional, mas com a inviabilização de uma prática pedagógica que compreenda a diversidade.
d) Apoio nas práticas segregacionistas, fundada na isonomia, dando a cada um o que lhe é adequado.