O recreio escolar é o momento mais aguardado pela maioria dos alunos e significa brincar. Nesse momento, as crianças costumam extravasar toda a sua energia. Veja um exemplo: numa escola, a equipe de direção e coordenação apontou a necessidade de reduzir o tempo de recreio das crianças de 20 para 10 minutos, pois elas brigavam muito, ofendiam umas às outras (situações de bullying) e quebravam alguns materiais. Após o recreio, o chão do pátio ficava cheio de papéis de balas e de restos de lanches.
Com base nessas informações, pode-se compreender que
a) a atitude da direção e da coordenação está correta, pois os alunos que não conseguem adotar uma postura adequada durante o recreio necessitam estar em sala, executando atividades.
b) os alunos não sabem brincar, logo, o recreio é realizado na sala somente para o lanche.
c) os professores e auxiliares devem criar estratégias e disponibilizar materiais diversificados para estimular a criatividade dos alunos em criar brincadeiras saudáveis na hora do recreio.
d) a direção e a coordenação devem aumentar o tempo de recreio, somente se as crianças permanecerem sentadas.