As polícias militares e civis do Brasil, de modo geral, possuem aparelhos em suas viaturas que utilizam ondas eletromagnéticas para a comunicação entre dois pontos não conectados fisicamente. A comunicação baseia-se na transmissão das ondas eletromagnéticas a partir de uma antena transmissora e sua posterior captação por uma antena receptora. Essas ondas eletromagnéticas, conhecidas como ondas de rádio, possuem comprimentos de onda bem maiores que os da luz visível. No que se refere às ondas eletromagnéticas e também às ondas sonoras, é correto afirmar que
a) as ondas eletromagnéticas se propagam em qualquer meio material com a mesma velocidade: 3 × 108 m/s.
b) os campos elétrico e magnético, em uma onda eletromagnética, são perpendiculares entre si e variam fora de fase, ou seja, quando um deles atinge a intensidade máxima, o outro se anula.
c) uma onda de rádio com comprimento de onda de 1 × 105 m, propagando-se no vácuo com velocidade de 3 × 108 m/s, possui frequência de 3 MHz.
d) a altura de uma onda sonora está relacionada à quantidade de energia que ela transmite a um certo ponto do espaço.
e) a frequência do som da sirene de uma viatura policial que se aproxima de um observador em repouso será percebida por esse observador com uma frequência maior que a frequência real.