O sistema de projeção topográfica (ou sistema topográfico local) é o sistema de projeção utilizado em levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As projetantes são ortogonais à superfície de projeção, significando estar o centro de projeção localizado no infinito.
( ) A superfície de projeção é um plano normal a vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como a origem do levantamento, sendo seu referencial altimétrico referido ao Datum vertical brasileiro.
( ) O plano de projeção tem a sua dimensão máxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 nesta dimensão e 1/15000 nas imediações da extremidade desta dimensão.
( ) A localização planimétrica dos pontos, medidos no terreno e projetados no plano de projeção, se dá por intermédio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topográfico.
( ) O eixo das ordenadas é a referência azimutal que, dependendo das peculiaridades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada importante.
A sequência está correta em
-
-
-
-