Leia atentamente os seguintes excertos: “A Lei de terras decretada no Brasil em 1850 proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, colocando um fim às formas tradicionais de adquirir terras mediante posse e mediante doações da Coroa”; COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos,7. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,1999, p.171. “Abolido o trabalho escravo, praticamente em nenhuma parte houve modificações de real significação na forma de organização da produção e mesmo na distribuição da renda”.
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1967, p. 149.
Relacionando-se os excertos acima aos resultados do processo de abolição da escravatura no Brasil, podese afirmar com precisão que
a) ainda hoje há um descaso em relação à inserção da população afrodescendente na sociedade: prova disso é a total ausência de proteção legal às terras de comunidades quilombolas.
b) apesar de a Lei de Terras impedir o acesso às mesmas através da posse, os libertos brasileiros foram inseridos nas atividades urbanas ligadas ao comércio e à incipiente indústria nacional.
c) a plena inserção dos ex-escravos na sociedade brasileira só foi possível com a proclamação da República em 1889, que rompeu os últimos traços de discriminação em relação à população afrodescendente.
d) mesmo com o fim da escravidão não houve grandes alterações na produção nem na distribuição de renda pois aos escravos foi negado, inclusive, a propriedade de minifúndio através da posse ou doação.