Diferentes pesquisas têm sido realizadas sobre o ensino de literatura no tocante
I. ao tipo de obra mais lida por jovens de determinada faixa etária ou de determinado nível escolar;
II. aos livros de literatura mais indicados pelas escolas públicas ou privadas em diferentes cidades;
III. à recepção das obras pelos leitores, colocados, segundo a Estética da recepção, como eixo da experiência literária;
IV. às novas formas de trabalhar o texto literário na sala de aula através de experimentos.
Considerando os itens acima apresentados, é correto afirmar que
a) I trata apenas de pesquisas apoiadas na estética da recepção.
b) I e II podem tratar da qualidade estética dos livros, o modo como estas obras são abordadas na escola, o que motivou o professor, a escola a efetuar aquela escolha, dentre outras questões.
c) III trata de fazer um levantamento de gosto ou desgosto, sem levar em conta as motivações, os sentidos atribuídos às obras e questões temáticas e estéticas.
d) IV trata de um modelo que visa cristalizar o ensino de literatura mais voltado para a memorização de estilos de época do que para a leitura, discussão e interpretação de textos.