De acordo com Perrenoud (1999), a regulação dos processos de aprendizagem é, frequentemente, pouco eficaz, já que os professores nem sempre conseguem otimizar sua avaliação e suas intervenções.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação – entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens . Porto Alegre: ArtMed, 1999, p. 11.
São obstáculos que dificultam a regulação das aprendizagens, EXCETO:
a) Falta da formulação de planos de estudos com objetivos bem definidos, que sistematizem as aprendizagens almejadas a partir das tarefas programadas.
b) Noção abstrata de aprendizagem, o que dificulta reconstituir os processos de aprendizagem a partir do que o aluno diz ou faz.
c) Prioridade dada à regulação das tarefas e ao controle do trabalho escolar, dificultando a construção do saber pela atividade autônoma do sujeito.
d) Ênfase mais em aprendizagens específicas do que na transmissão de conhecimentos e conteúdos do currículo formal.
e) Fragmentação do tempo e das intervenções do professor, resultando em intervenções reguladoras que não têm efeitos porque permanecem inacabadas.