As funções desempenhadas pelo pedagogo, dentro de uma empresa, estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado. Hoje, as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança e gestão do conhecimento. Nesse contexto, o papel do pedagogo é fundamental, pois todo processo de mudança exige
a) a transmissão dos saberes já elaborados, já construídos, inclusive no seio da instituição. Precisa de pessoas que sejam condutores ou guardiões dos funcionários, muito além de preceptores. Fornece informações e provoca o acúmulo de informaçõe
b) pessoas com audácia, capazes de conduzir o relacionamento humano na empresa através de ações legais e normativas, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade.
c) pessoas capazes de promover as condições e atividades práticas necessárias, como treinamentos, eventos, reuniões, festas, feiras, exposições, excursões, influenciando positivamente as pessoas. É um processo motivacional com o objetivo de otimizar a produtividade pessoal. Sua função é motivar.
d) uma ação educacional e gerir o conhecimento. A tarefa do pedagogo é, antes de tudo, de modificação de valores organizacionais, de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada no comportamento das pessoas, em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem.
e) pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos. Uma empresa sempre é a associação de pessoas para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo Pedagogo.