Com relação ao planejamento dos processos educativos, analise as afirmativas abaixo.
I. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer objetivos que possam nortear a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.
II. O plano de ensino define e operacionaliza toda a ação escolar no que diz respeito ao currículo e às dinâmicas de sala de aula implicando especialmente docentes e discentes.
III. Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas de uma unidade de ensino, instituição e/ou grupos de pesquisa. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto é a marca da passagem do presente para o futuro.
IV. Projeto Político-Pedagógico precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades e deve ser organizado e escrito pelo gestor principal dos segmentos educacionais para garantir sua eficácia, consistência e compromisso.
V. A política educacional de um povo também deve estar expressa em um planejamento, que, no caso do Brasil, denomina-se Plano Nacional de Educação, que estabelece metas e objetivos a longo, médio ou curto prazo.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
e) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.