Os indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças ocorridas. Os indicadores educacionais permitem avaliar a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. Os Indicadores da Qualidade na Educação, elaborados pelo INEP e outros colaboradores, estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica. Os indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em uma visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola. Quanto ao ambiente educativo, é correto afirmar que os indicadores referem-se
a) à participação nas decisões, à preocupação com a qualidade, à relação custo-benefício e à transparência.
b) à proposta pedagógica da escola, ao planejamento das atividades educativas, às estratégias e recursos de ensino-aprendizagem, aos processos de avaliação dos alunos, incluindo a auto-avaliação e a avaliação dos profissionais da escola.
c) aos processos de formação continuada dos professores e demais funcionários, à competência, à assiduidade e à constituição de uma equipe escolar.
d) ao respeito à alegria, à amizade e solidariedade, à disciplina, ao combate à discriminação e ao exercício dos direitos e deveres.
e) ao bom aproveitamento dos recursos existentes na escola, à disponibilidade e à qualidade desses recursos e à organização dos espaços escolares.