A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:
I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;
II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;
III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.
Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve
a) exigir a observação individual de cada aluno, atenta ao seu momento no processo de construção do conhecimento, refletindo e investigando razões para as dificuldades identificadas.
b) ter como foco primordial o aluno e desconsiderar a organização de tempos e espaços da escola para atendimento de situações específicas.
c) buscar abranger todos os aspectos do processo de conhecimento como construção histórica, singular e coletiva do sujeito
d) promover o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor e de todas as dimensões da escola.
e) resultar em reflexão constante de todos os segmentos que constituem o processo de ensino-aprendizagem, como forma de superar as dificuldades, reeducando os envolvidos