Entrar

Questão 228355: No século XVI, chegaram à Europa alguns objetos de art...

No século XVI, chegaram à Europa alguns objetos de arte africana, mas despertaram curiosidade apenas por seu lado exótico. A expansão do domínio colonial europeu na África, que se deu de...



No século XVI, chegaram à Europa alguns objetos de arte africana, mas despertaram curiosidade apenas por seu lado exótico.

A expansão do domínio colonial europeu na África, que se deu de forma mais intensa no final do século passado, contribuiu para o aumento do contato da Europa com a arte daquele continente e motivou diversas pesquisas antropológicas sobre os povos e as culturas africanas. Como resultado, a arte africana foi classificada em um conjunto variado de estilos, que, por aproximação com a arte europeia, foram chamados de naturalista, expressionista e abstrato. Mas essas denominações não são muito corretas, pois a arte africana nunca se organizou em tendências ou movimentos estéticos, conforme temos visto na evolução da arte ocidental.

Atualmente, considera-se de grande importância a escultura africana, como as terracotas, os trabalhos em bronze e madeira da Nigéria, da Costa do Marfim ou do Zaire.
PROENÇA, G. História da Arte. São Paulo: Ática, 2003, p. 157.

A cultura e a arte africana influenciaram a obra de vários artistas, entre eles Pablo Picasso, Fernand Léger e Braque, que

I. admitiram aproximação entre a arte africana e as suas pinturas.

II. apontaram a influência da arte africana como responsável pela origem do cubismo.

III. reconheceram, na arte africana, expressividade intensa, clareza de estrutura e simplicidade linear na técnica.

IV. compreenderam que o artista africano pinta ou esculpe com liberdade, e não de acordo com as tendências de um movimento estético.

É correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental