No segundo semestre de 2013, a Usina Hidrelétrica de Sinop foi arrematada, em leilão, por um consórcio, e a expectativa é a expansão da sua capacidade de geração de energia. As alternativas a seguir identificam corretamente a importância desta usina para o desenvolvimento da região, à exceção de uma . Assinale-a.
a) Esta usina integra o Complexo Hidrelétrico do rio Teles Pires e foi construída para atender ao aumento do consumo de energia, devido à instalação de novas indústrias ligadas à mineração.
b) A construção da barragem para a usina afetará municípios como Sinop, Itaúba e Cláudia, entre outros, ampliando o mercado de trabalho.
c) O plano de investimento para a construção da usina é o Plano Agrícola e Pecuário 2020, cujo objetivo é garantir o abastecimento hídrico para o desenvolvimento da sojicultura.
d) O projeto de construir várias hidrelétricas além da usina de Sinop no rio Teles Pires, permitirá abrir um corredor de transportes hídricos, a futura hidrovia Tapajós-Teles-Pires.
e) A usina de Sinop regularizará a vazão do rio, o que permitirá fornecer energia elétrica mesmo no período de estiagem.