O currículo escolar é um elemento fundamental para a discussão e elaboração de perspectivas, métodos e objetivos não apenas pedagógicos, mas, de diversas dimensões, a serem propostos pela comunidade escolar. Dessa forma, pode-se dizer que o currículo, juntamente com o Projeto Político Pedagógico da escola, são as estruturas que dão alma aos fazeres e experiências escolares. O currículo, entretanto, não é apenas aquilo que é conscientemente planejado. “Pode-se definir currículo oculto da escola como o conjunto de normas sociais, princípios e valores transmitidos tacitamente através do processo de escolarização. Não aparece explicitado nos planos educacionais, mas ocorre sistematicamente produzindo resultados não acadêmicos, embora igualmente significativos. Em certo sentido, representa a operacionalização - ainda que não declarada - da função social de controle que a escolarização exerce.” (VALLANCE, apud GIROUX, Teoria crítica e resistência em educação . Petrópolis, Vozes, 1986). Dessa forma, poderia compor o que Vallence define como currículo oculto:
a) a regulamentação do uso obrigatório de uniformes pelo corpo discente;
b) a criação de disciplinas diferenciadas, como ética, religião, cultura africana, etc.;
c) as práticas sexistas por parte dos alunos durante as atividades escolares;
d) as diretrizes escolares que primam pelo exercício da tolerância e do respeito;
e) a criação de classes de aceleração para alunos com menor desempenho escolar.