A farmácia hospitalar é a unidade clínico-assistencial, técnica e administrativa, onde se processam as atividades relacionadas à assistência farmacêutica. Ela faz parte da estrutura organizacional do hospital e, juntamente com as demais áreas administrativas e assistenciais, trabalha para o cuidado ao paciente. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) nº 4.283, de 30/12/10, estabeleceu as diretrizes para organização dos serviços de farmácia hospitalar e contribuiu para o fortalecimento das suas atividades. Com base nessa Resolução, marque a alternativa INCORRETA:
a) A farmácia hospitalar deve priorizar as atividades logísticas tradicionais que garantam a disponibilidade dos produtos de maior utilização. Já as ações assistenciais e técnico-científicas, que garantam o uso racional dos medicamentos e de outros produtos para a saúde, devem ser implementadas posteriormente, dentro de uma ordem de prioridades.
b) A unitarização de doses e o preparo de doses unitárias de medicamentos compreendem o fracionamento, a subdivisão e a transformação de formas farmacêuticas, adequando-as às necessidades dos pacientes.
c) A farmácia hospitalar deve participar do gerenciamento de tecnologias, englobando a qualificação de fornecedores, armazenamento, distribuição, dispensação e controle dos medicamentos, outros produtos para a saúde, produtos de higiene e saneantes usados pelos pacientes, em atendimento hospitalar.
d) Dentre os objetivos principais da gestão da farmácia hospitalar está a garantia do abastecimento, dispensação, acesso, controle, rastreabilidade e uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.