A grande crise da economia global começa a ser percebida como uma série de eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque. A dívida pública dos EUA, Japão, Inglaterra, dos países da Zona do Euro, sobretudo os mediterrâneos, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, está entre o espanto e o terror. Antônio Machado. Europa em Chamas . In: Correio Braziliense , 15/5/2010, p. 19 (com adaptações). Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta.
a) A Inglaterra é mencionada separadamente dos países da Zona do Euro pelo fato de não integrar a União Europeia e, portanto, não utilizar o euro como moeda oficial.
b) Inferem-se do texto referências aos aspectos positivos do processo de globalização.
c) Todos os países da União Europeia integram a chamada Zona do Euro.
d) A Irlanda, juntamente com os países mediterrâneos citados no texto, integra o grupo chamado de Piigs , um acrônimo pejorativo semelhante ao inglês pigs , que significa porcos, e uma referência à sua fragilidade econômica.
e) Nos Estados Unidos, as medidas anticrise tomadas por Barack Obama, logo no início de seu mandato, ancoraram-se nos velhos dogmas do neoliberalismo das eras Reagan e Bush.