De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor, antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.
Neste sentido, João, no uso de suas atribuições de motorista, recebeu ordem para a entrega de papéis, com caráter de urgência, em município distante de sua atual localização, necessitando percorrer com o veículo a distância total de 380km e, ao verificar o nível de seu tanque de combustível, o qual possui capacidade máxima de 60 litros, notou o indicador de ¾. Considerando que seu veículo realiza o consumo médio de 7km por litro de combustível,
João precisaria realizar parada para abastecer?
a) Sim, pois sua quantidade de combustível não é suficiente para percorrer o trajeto.
b) Não, pois João tem o combustível necessário para percorrer a quilometragem da viagem.
c) Não, a autonomia do veículo aumenta consideravelmente no tráfego em rodovias, sendo prudente o abastecimento somente em caso do veículo atingir a reserva do tanque.
d) Sim, apesar de seu combustível atual ser suficiente para percorrer o total do trajeto, João deve abastecer de modo a evitar imprevistos, tais como engarrafamentos ou grandes trechos de aclive.