De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:
a) observar e registrar, de modo sistemático, como cada criança procede, tanto em
situações cotidianas como naquelas planejadas com a intenção de favorecer o desenvolvimento da comunicação oral.
b) acompanhar o processo individual de aprendizagem por meio de ficha, periodicamente discutida com cada criança, em que se explicitem indicadores relativos, dentre outros, à compreensão de textos orais.
c) refletir sobre o próprio processo de aprendizagem e sobre a participação no processo de avaliação a partir do preenchimento de campo específico da mesma ficha utilizada pelo professor e discussão conjunta.
d) observar e fazer levantamento dos conhecimentos prévios de cada criança em relação à fala e à escuta, valorizando a eficiência da linguagem do grupo social na comunicação cotidiana.
e) acompanhar o processo colaborativo das crianças em situações de intercâmbio oral por meio de ficha periodicamente discutida com a classe.