Entrar

Cebraspe confirma cancelamento da prova concurso INSS em Guarulhos

Por Sumaia Santana | Em 29/11/2022 07:08:33 | Brasil, Concursos Abertos, INSS

Candidatos que fariam a prova na Universidade de Guarulhos relatam falta de informações. Cebraspe esclarece que esse público será convocado novamente para realizar o exame.


O tumulto foi tanto que a Polícia Militar foi chamada às 16h45
O tumulto foi tanto que a Polícia Militar foi chamada às 16h45

Os 1.023.094 inscritos fizeram a prova do concurso INSS 2022, com 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social no último domingo (27) em 1.592 locais divididos entre 116 cidades. Mas, os candidatos alocados para a Universidade de Guarulhos, localizada no município homônimo da Grande São Paulo, tiveram uma enorme frustração.

Relatos dos candidatos no Twitter mostram confusão e falta de informação por parte dos fiscais que pareciam não saber o que fazer. Provas simplesmente não chegaram à instituição de ensino, nomes que estavam na lista da porta , mas que não constavam na lista da sala, relação de salas e blocos trocadas… 

O tumulto foi tanto que a Polícia Militar foi chamada às 16h45, porque as pessoas estavam supostamente trancadas na universidade, impedidas de sair. De acordo com a corporação, todos saíram do local e a chamada foi encerrada às 17h15.

O que o Cebraspe diz sobre o cancelamento da prova do concurso INSS em Guarulhos?

O Cebraspe confirmou por meio de comunicado publicado às 19h do dia 27, o cancelamento da prova devido à “intercorrências no local”. A nota diz ainda que o episódio não compromete a credibilidade do concurso e que esses candidatos serão convocados, sem citar datas.

Confira abaixo a íntegra do comunicado:

“O Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS. 

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi cancelada e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada em breve por meio de edital específico.

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos.

Brasília/DF, 27 de novembro de 2022”

E a divulgação do gabarito? Como fica?

Nada mudou. Os candidatos das outras localidades poderão realizar a consulta ao gabarito na página do Cebraspe, das 19h do dia 29 de novembro até às 18h do dia 22 de dezembro. O prazo para interposição de recurso contra o gabarito é até 2 de dezembro, somente pelo Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos. A divulgação do gabarito definitivo acontecerá no dia 22 de dezembro, também no site do Cebraspe.

Quais são as próximas etapas do concurso INSS?

Quem for aprovado na prova objetiva fará o curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Ainda não há informações sobre a etapa e elas serão publicadas em edital específico. 

O curso é presencial e terá duração de 180 horas. As aulas acontecerão nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O rendimento dos candidatos se dá por meio de uma prova objetiva com 120 questões do tipo “certo” ou “errado”. Quem não atingir a pontuação exigida para essa prova será reprovado do curso e, consequentemente, eliminado do concurso.

O edital informa ainda que os candidatos autodeclarados negros serão submetidos ao Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração antes do curso de formação. 

Este procedimento consiste na avaliação de características fenotípicas dos candidatos pela comissão formada por cinco integrantes mais suplentes, cujos nomes ficarão em sigilo e, que são distribuídos por gênero, cor e, preferencialmente, naturalidade.

O cronograma do edital de abertura não traz a previsão de data da realização.

Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Seguridade Social Ensino Médio43
Ética na Administração PúblicaEnsino Superior38
Organização do Trabalho na EscolaEnsino Superior35
Beneficiários do Regime Geral de Previdência SocialEnsino Superior31
Gestao DocumentalEnsino Superior25
Regime Geral de Previdência SocialEnsino Médio22
ContribuiçõesEnsino Médio20
Auxílio doençaEnsino Médio18
Lei 8213 1991Ensino Médio18
Direitos e Deveres Individuais e ColetivosEnsino Médio18
Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Seguridade SocialEnsino Superior5
Ética na Administração PúblicaEnsino Superior4
Beneficiários do Regime Geral de Previdência SocialEnsino Médio3
Automação de BibliotecasEnsino Superior2
Organização do Trabalho na EscolaEnsino Superior2
Auxílio DoençaEnsino Médio2
Organização e Custeio da Previdência SocialEnsino Médio1
Processo de PlanejamentoEnsino Médio1
Blocos EconômicosEnsino Superior1
Informação JurídicaEnsino Superior1
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.