Entrar

Gabarito concurso TJ RS 2022 - Oficial de Justiça e Analista

Por Sumaia Santana | Em 12/06/2022 07:32:14 | Rio Grande do Sul, Gabaritos

Concurso PC SP tem 28 vagas de nível superior para os cargos de Oficial de Justiça Estadual e Analista do Poder Judiciário. Gabaritos poderão ser consultados amanhã.


Gabarito concurso TJ RS 2022 - Oficial de Justiça e Analista

A prova concurso TJ RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) será aplicada hoje na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Estão em disputa 28 vagas, 24 para Oficial de Justiça Estadual  com salário de R$6.391,94 e 4 para Analista do Poder Judiciário, na especialidade Serviço Social com salário de R$7.352,93.

Os gabaritos preliminares serão publicados amanhã no site do IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo).

A data para entrar com recurso contra o gabarito ainda não foi definida, devendo o candidato acompanhar diariamente a página do organizador do certame.

Concurso TJ RS 2022 Oficial de Justiça e Analista: quais os requisitos e atribuições dos cargos?

Para o cargo de Oficial de Justiça Estadual é preciso graduação completa em Direito em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. 

Já para Analista do Poder Judiciário, na especialidade Serviço Social, a exigência é superior completo em Serviço Social e registro ativo no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social).

Em relação às atribuições, os aprovados desempenharão as atividades abaixo:

  • a) Oficial de Justiça Estadual: cumprir mandatos judiciais, lavrar certidões e autos das diligências efetuadas, apoiar as rotinas do Tribunal do Júri e das sessões de julgamento do TJ RS quando designado;
  • b) Analista do Poder Judiciário - Área de Apoio Serviço Social: assessoria técnica à jurisdição nas áreas da infância e juventude, família, cível e criminal, elaborar laudos, relatórios e pareceres técnicos em processos administrativos e judiciais, contribuir ou participar com o atendimento à infância, juventude e família, supervisão do estágio dos alunos de Serviço Social.

O que vai cair nas provas do concurso TJ RS?

De caráter eliminatório e classificatório, as provas do concurso TJ RS para Oficial de Justiça e Analista do Poder Judiciário serão compostas por 80 questões de múltipla escolha, com somente uma opção de resposta, confira:

Oficial de Justiça Estadual

  • Língua Portuguesa: 30 questões/mínimo de 18 acertos;
  • Conhecimentos Específicos/Tópicos de Legislação: 42/mínimo de 25 acertos;
  • Informática: 8 questões/mínimo de 5 acertos.

Analista do Poder Judiciário

  • Língua Portuguesa: 30 questões/mínimo de 18 acertos;
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões/mínimo de 18 acertos;
  • Tópicos de Legislação: 15 questões/mínimo de 9 acertos;
  • Informática: 5 questões/mínimo de 3 acertos.

Conteúdo programático das provas objetivas

Confira alguns dos assuntos integrantes do conteúdo programático:

  1. Língua Portuguesa: Interpretação textual, Coesão e coerência, Classes de palavras, Discurso direto, indireto e indireto livre, Acentuação, Crase, Estrutura e formação das palavras, Flexão nominal e verbal, Concordância e Regência, Antônimos, sinônimos, parônimos, homônimos e hiperônimos, Neologismos e estrangeirismos;
  2. Informática: Ambiente operacional Windows, Processadores de textos Word e Writer, Planilhas eletrônicas Excel e Calc, Redes de computadores e Internet, Conceitos de proteção e segurança;
  3. Tópicos de Legislação (somente para Oficial de Justiça): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Legislação Administrativa, Constituição Federal, Constituição Estadual, Código Civil, Código Penal, Código de Processo Civil.

Quais os critérios de classificação no concurso TJ RS Oficial de Justiça e Analista?

Para ser aprovado em ambos os casos é necessário, no mínimo, 48 acertos. Se houver empate, os critérios para desempate adotados pelo organizador do certame são:

  • Idade igual ou superior a 60 anos, sendo a preferência pelo candidato com idade mais elevada;
  • Mais pontos nas questões de Conhecimentos Específicos/Tópicos de Legislação;
  • Mais pontos nas questões de Língua Portuguesa;
  • Participação efetiva como membro do Tribunal do Júri. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail descrito no edital em até 5 dias úteis após a publicação do Edital do Resultado Definitivo. Este ainda não há data para ser divulgado;
  • Sorteio.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Mais notícias de Gabaritos...

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.