Entrar

De acordo com Dana (1981) um mineral pode ser definido como um?

Por Willian Oliveira | Atualizado 05/08/2023 15:38:11 | Geologia, Minerais

De acordo com Dana (1981) um mineral pode ser definido como um?



Foto de perfil vazia
Por Willian Oliveira em 05/08/2023 11:16:45 Autor

De acordo com Dana (1981) um mineral pode ser definido como um?

Deixe seu comentário (1)

Foto de perfil Claudio Pessanha
Por Claudio Pessanha em 05/08/2023 15:38:11
"Dana" se refere a "Manual de Mineralogia", um livro amplamente conhecido e respeitado na área da mineralogia.

O autor, Cornelis Klein, é um mineralogista renomado, e o livro foi coautoria com Cornelius S. Hurlbut Jr. A obra é muitas vezes referida como o "Dana de Klein e Hurlbut" em homenagem a seus autores.

O "Manual de Mineralogia" é um livro de referência clássico que abrange uma ampla variedade de tópicos relacionados a minerais, incluindo suas propriedades físicas, químicas, cristalografias, classificações e ocorrências geológicas.

Publicada pela primeira vez em 1848 por James Dwight Dana, a obra foi atualizada e revisada várias vezes ao longo dos anos para refletir os avanços na compreensão mineralógica.

Portanto, quando se refere a "Dana", geralmente está se falando sobre o "Manual de Mineralogia", uma fonte de conhecimento valiosa na área da mineralogia.

Respondendo a pergunta...

A definição clássica de um mineral de acordo com este livro é a seguinte:

"Um mineral é um sólido homogêneo, natural, com uma estrutura interna ordenada e uma composição química definida (mas não fixa)."

Portanto, de acordo com o "Manual de Mineralogia" de Dana, um mineral é caracterizado por sua natureza sólida, origem natural, estrutura cristalina e composição química específica.

Participe, faça um comentário.