Quantas questões tem que acertar no concurso Caixa Econômica Federal?

Por Sumaia Santana em Como Passar, Caixa Econômica Federal | 08/12/2022 08:49:01

A pontuação da prova objetiva era na escala de 0 a 102 pontos, sendo necessário ter atingido nota igual ou superior a 80 para ser aprovado.



Os candidatos tiveram 4h30 para responder 120 questões de múltipla escolha
Os candidatos tiveram 4h30 para responder 120 questões de múltipla escolha

A dúvida sobre quantas questões preciso acertar no concurso Caixa Econômica sempre surge quando há rumores da realização de uma nova seleção.

Já que poderá acontecer um concurso da Caixa em 2023, preparamos este material para tirar suas dúvidas em relação a isso e explicar como foi a prova do último certame da instituição.

Quando foi o último concurso Caixa Econômica Federal?

Organizado pelo Cespe (atual Cebraspe), o último concurso foi realizado em 2014 e teve somente vagas de nível médio.

As oportunidades tiveram como destino a formação de cadastro reserva destinado ao cargo de Técnico Bancário Novo - Carreira Administrativa. O certame registrou 1.176.614 inscritos de todo o país.

Em relação ao cotidiano do profissional, as funções desempenhadas segundo o edital são as seguintes:

  • Atendimento aos correntistas e ao público em geral;
  • Atividades bancárias e administrativas;
  • Comercialização de produtos e serviços;
  • Cálculos e controles numéricos referentes às operações, programas e serviços da Caixa;
  • Inserção de consulta de dados em sistemas operacionais;
  • Operação de caixa, quando habilitado.

A remuneração de R$2.025,00 por jornada de 30 horas semanais somou-se aos benefícios de auxílio-cesta/alimentação, auxílio-refeição/alimentação, plano de saúde, plano de previdência complementar, programa de elevação da escolaridade, participação nos lucros e resultados e plano de carreira.

A divulgação do resultado final aconteceu em 15 de maio de 2014 no site da organizadora. O edital de homologação do resultado final teve sua publicação no dia 26 de junho.

A validade do concurso era de 1 ano, com possibilidade de prorrogação. Houve a extensão deste prazo e o edital foi publicado no Diário Oficial da União em 12 de maio de 2015.

Como foram as provas do concurso Caixa Econômica 2014?

As provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas no dia 23 de março de 2014, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Os candidatos tiveram 4h30 para responder 120 questões de múltipla escolha, conforme descrição abaixo:

  • Língua Portuguesa: 14 questões;
  • Conhecimentos Gerais: 36 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 70 questões.

Abaixo, você confere a relação dos assuntos cobrados em Língua Portuguesa e no módulo de Conhecimentos Gerais:

  • a) Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Tipologia textual, Ortografia, Acentuação, Pontuação, Emprego das classes de palavras, Significação das palavras, Crase, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Sintaxe da oração e do período, Redação Oficial;
  • b) Matemática: Juros simples e compostos: capitalização e descontos, Taxas de juros: nominal, efetiva, proporcionais, equivalentes, aparente e real, Planos ou sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos, Cálculo financeiro: custo real e efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento, Números e grandezas proporcionais: razões e proporções, divisão em partes proporcionais, regra de três, porcentagem e problemas;
  • c) Raciocínio Lógico: Princípios do raciocínio lógico: diagramas lógicos, conectivos lógicos, lógica de argumentação, interpretação de informações de natureza matemática, probabilidade;
  • d) Legislação Específica: Lei nº 7.998/1990 - Programa Desemprego e Abono Salarial: beneficiários e critérios para saque, Lei nº 8.036/1990 - FGTS: possibilidades de condições para utilização/saque, Certificado de Regularidade do FGTS, Guia de Recolhimento, Lei Complementar nº 7/1970 (PIS); Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família);
  • e) Ética: Conceito de Ética, Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional, A gestão da ética nas empresas públicas e privadas, Código de Ética da Caixa;
  • f) Atualidades: Tópicos relevantes sobre desenvolvimento sustentável, ecologia, responsabilidade socioambiental, educação, educação à distância, economia, política, energia, redes sociais, segurança, sociedade e tecnologia.

Quantas questões tem que acertar no concurso Caixa Econômica?

A pontuação da prova objetiva era na escala de 0 a 102 pontos, sendo necessário ter atingido nota igual ou superior a 80 para ser aprovado.

Já a prova discursiva, teve como proposta a realização de um texto dissertativo de até 30 linhas, a respeito dos conhecimentos específicos da função. Esta etapa foi avaliada na escala de 0 a 20 e a nota mínima para aprovação era de 10 pontos.

Em relação aos empates, o Cespe (atual Cebraspe) deu preferência ao candidato que atendeu, cumulativamente e na seguinte ordem, os critérios a seguir:

  • Idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição no concurso;
  • Maior nota nas questões de Conhecimentos Específicos;
  • Maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;
  • Maior nota na prova discursiva;
  • Mais idade;
  • Tiver exercido a função de jurado, conforme artigo 440 do Código de Processo Penal.
Foto de perfil Sumaia Santana
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Comentários sobre "Quantas questões tem que acertar no concurso Caixa Econômica Federal?"

Participe, faça um comentário.