Entrar

Quais os principais Fundamentos Técnicos do Handebol?

Por Dinake Núbia | Em 28/09/2022 20:53:26 | Educação Física, Esportes de Invasão

Basicamente, eles estão divididos em seis categorias: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. Vamos entender um pouco mais sobre cada um.


Quais os principais Fundamentos Técnicos do Handebol?

O handebol é um esporte semelhante o futebol, pois é jogado em equipes e o objetivo é fazer mais gols durante uma partida.

Entretanto, o maior diferencial é que os jogadores devem usar as mãos ao invés dos pés. O esporte começou a ser praticado no Brasil por volta da década de 1930.

Se comparado com outros esportes coletivos, como voleibol, basquetebol, futsal e futebol, o handebol é o menos exercido no país. O esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Inicialmente, o esporte era exclusivamente feminino, mas, atualmente, é praticado por homens e mulheres, tanto em quadras de salão ou na areia. O que são esportes de invasão?

Quais são as regras do handebol?

Antes de entender quais são os fundamentos do handebol, é preciso compreender as regras.

  • Cada equipe tem 7 jogadores, sendo um deles o goleiro;
  • Uma partida tem duração de 60 minutos, sendo dois tempos de 30 minutos; o intervalo é de 10 minutos;
  • Caso haja empate, a prorrogação é de 10 minutos, dividido em dois tempos de 5 minutos;
  • O goleiro é o único jogador que pode utilizar os pés, mas somente para fazer as defesas;
  • O objetivo é marcar gols e a bola deve atravessar por completa a linha do gol adversário;
  • O jogador com a posse de bola só pode dar três passos com ela nas mãos. Por isso, enquanto se movimenta pela quadra é preciso quicar a bola no chão;
  • Oficialmente, a quadra deve medir 40 m x 20 m, ter piso de madeira ou emborrachado, com duas áreas para goleiro;
  • A bola oficial deve ser de couro e sua massa e tamanho variam conforme a modalidade: masculino: a bola mede entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, com massa entre 425g e 475g. Feminino: tamanho entre 54 cm e 56 cm, e massa entre 325g e 400g.

Quais são as posições dos jogadores de handebol?

  1. Goleiro;
  2. Pivô;
  3. Armador central;
  4. Armador direito;
  5. Armador esquerdo;
  6. Ponta direito;
  7. Ponta esquerda.

Quais os 6 fundamentos técnicos do handebol?

Agora que já sabemos sobre um pouco das regras e posições, é hora de aprender sobre os fundamentos técnicos do handebol.

Basicamente, eles estão divididos em seis categorias: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. Vamos entender um pouco mais sobre cada um.

1. Empunhadura

Pode ser considerado um dos mais básicos no handebol.

Consiste no ato de segurar a bola com uma das mãos. A forma correta de segurar é colocar a bola na palma da mão e apertar com as pontas dos dedos, especialmente com o polegar e mínimo.

2. Recepção

Este é o ato de receber a bola. Entretanto, com algumas especificações.

Ela deve ser feita com as duas mãos paralelas, em forma de concha. Além disso, a recepção também pode ser feita com somente uma das mãos.

3. Passe

Este é um dos principais fundamentos do handebol, pois a partir dele que também se criam das jogadas para chegar ao gol.

O ato consiste em lançar a bola entre jogadores da mesma equipe, mas existem diversas formas de lançamento.

  • Passe de ombro: um dos mais utilizados no jogo, pode ser feito em trajetória reta ou parabólica.
  • Passe me pronação: A palma da mão deve estar voltada para baixo, realizando um giro do punho para fora, cujo movimento pode ser feito lateralmente ou para trás.
  • Passe por trás da cabeça: A bola é lançada por trás da cabeça e pode ser feito na lateral ou diagonal.
  • Passe por de trás do corpo: A bola passa por trás do corpo e pode ser feito na lateral ou diagonal.
  • Passe para trás: Este passe é feito na altura da cabeça com extensão do punho jogando a bola para trás.
  • Passe quicado: A bola toca no solo da quadra uma vez antes de ser recepcionado pelo jogador. Ele é mais utilizado para desviar a bola de um adversário.

4. Arremesso

O arremesso é o ato de lançar a bola em direção ao gol da equipe adversária. São basicamente quatro tipos de arremessos:

  • Com apoio: Neste caso, um ou os dois pés estão em contato com o solo no momento do arremesso.
  • Em suspensão: Neste arremesso o jogador realiza um salto e fica com o corpo totalmente suspenso no ar.
  • Com queda: Este é um tipo de arremesso muito praticado entre os pivôs, pois o jogador coloca mais potência na jogada. O ato consiste no jogador projetar uma queda logo após o arremesso.
  • Com rolamento: Geralmente utilizado pelos jogadores de ponta esquerda ou direita. O jogador, após lançar a bola, realiza um rolamento, normalmente um de ombro.

5. Drible

Como o próprio nome já diz, o objetivo é driblar a defesa. Para isso, o jogador quica a bola no chão com uma das mãos, mas sem perder o domínio da dela.

O principal objetivo é a progressão com a posse de bola, por isso, o drible pode ser jeito com jogador em movimento ou parado.

O drible alto geralmente é feito em contra-ataque, que exige deslocamento com maior velocidade. Já o drible baixo, é geralmente usado para proteger a bola diante de um adversário.

6. Finta

A finta no handebol é basicamente um movimento realizado pelo jogador que está com a posse de bola para enganar o adversário.

Ele finge que vai jogar em determinada direção e joga em outra. Ela pode ser feita durante o arremesso, passe ou em deslocamento.

As características de uma boa finta é o equilíbrio, velocidade, agilidade de mudanças de direção e troca de ritmo.

Qual e o principal objetivo do jogo de handebol?

A partida começa com sete jogadores de cada lado, incluso o goleiro. Cada partida tem dois árbitros, auxiliados por um cronometrista e um secretário responsável pela súmula.

A partida começa no meio de campo com passes entre os jogadores. O objetivo é claro: marcar a maior quantidade de gols dentro de 60 minutos.

O jogador deve se deslocar quicando a bola a cada três passos, além disso, não deve segurar a bola por mais de três segundos. Para tomar a bola do adversário é preciso estar com as mãos abertas, não é permitido arrancar a bola ou agredir o adversário.

Já para interromper o andamento do adversário deve ser utilizado somente o tronco, nunca os braços e mãos. O jogador marca um gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol.

Assim como no futebol, quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral, onde o jogador deve colocar um pé na linha e lançar a bola, com as mãos, para seu time. Neste caso, os oponentes devem estar, no mínimo, a três metros de distância.

Outro ponto importante é quanto ao lance irregular, quando a cobrança é feita no local onde foi cometida a infração. Neste caso, o time adversário pode formar uma barreira posicionada a três metros da cobrança. Para cobrar não é necessário o apito do árbitro.

Uma outra infração cometida no jogo é similar ao pênalti do futebol, mas neste caso, é chamado ‘tiro de sete metros’. O ato é uma falta é sobre um atacante, que é impedido de arremessar a bola por causa da infração.

O jogador deve obedecer a distância de sete metros de marcação para fazer a cobrança direta ao gol. Nesta cobrança, o árbitro deve apitar para autorizar a jogada.

E aí, agora que já sabe tudo sobre o handebol, que tal praticar?!

Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia | Jornalista
Jornalista, apaixonada por coordenação e liderança de equipe. Experiência em jornalismo na Internet, assessoria de imprensa, edição de materiais gráficos, textos e vídeos.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.