Entrar

5 dicas: Como usar flashcards para estudar de forma correta?

Por Sumaia Santana | Em 26/09/2022 08:24:00 | Como Passar, flashcards

Para ter sucesso nos estudos, você precisa saber como colocar essa técnica em prática. Conheça 5 dicas para estudar com flashcards de forma correta.



Os flashcards são ferramentas que auxiliam no estudo através de revisões rápidas. Se você ainda não conhece ou tem dúvidas, não perca este texto para descobrir ou entender o que é e como estudar com flashcards.

O que são flashcards?

O flashcards é uma técnica de revisão de conteúdo que consiste no uso de fichas com perguntas na frente e a resposta no verso. Você também pode escrever uma palavra-chave na frente e um pequeno resumo atrás.

A palavra flashcard é uma união das palavras flash (rápido) e card (cartão).

Estima-se que essa técnica tenha 2 séculos e pode ser utilizada por quem estuda para concursos, vestibulares, ENEM e, até mesmo para quem está aprendendo a ler.

A metodologia de uso dos flashcards é a mesma para concurseiros, vestibulandos e quem faz ENEM ou estuda para qualquer outra área.

A gente explica como incorporar os flashcards em sua rotina de estudos mais adiante.

O que explica a eficácia dos flashcards?

Para você entender isso, primeiro precisa conhecer a “Curva do Esquecimento”.

Ela diz que esquecemos 42% de um conteúdo após 20 minutos de estudo. Quem chegou a essa conclusão foi o primeiro psicólogo a elaborar testes de inteligência, o alemão Hermann Ebbinghaus.

A “Curva do Esquecimento” também é o nome de um experimento de Ebbinghaus, onde a conclusão é que não somos capazes de reter 100% de um conteúdo durante a aula, por exemplo.

Como o cérebro não é a mesma coisa de um HD de computador, ele armazena apenas as informações que são úteis.

E a eficácia dos flashcards é comprovada. Segundo William Glasser, psiquiatra americano que criou a Pirâmide do Aprendizado, somos capazes de reter somente 10% da informação lendo, enquanto o visual nos permite reter 30%.

Além do mais, a funcionalidade dos flashcards está associada a duas teorias de aprendizados chamada Active Recall e Repetição Espaçada, aprenda um pouco sobre essas duas teorias:

Active Recall

O Active Recall, ou Memória Ativa em português, trabalha com o conceito de “lembrança ativa”.

Ao associar os flashcards com o Active Recall, você lê em voz alta a pergunta na frente do cartão e tenta responder sem olhar a resposta no verso.

Com isso, o cérebro entende que a informação é importante e a deixa guardada para ser usada sempre que preciso.

Repetição Espaçada

Estudar com flashcards permite que você use a Repetição Espaçada.

Isso significa estudar em períodos regulares, o que impede a “Curva do Esquecimento”, já que o assunto é revisado antes de ser eliminado pelo cérebro.

5 dicas para estudar com flashcards de forma correta

Mas, para ter sucesso nos estudos, você precisa saber como colocar a técnica em prática. Conheça 5 dicas para estudar com flashcards de forma correta.

1- Use fichas fáceis de manusear

Existem fichas de vários tamanhos, porém, as 4x6 são as mais usadas, por não serem nem pequenas nem grandes demais. Esse tamanho é bom porque dá para escrever respostas curtas e fazer resumos relâmpagos.

2- Use cores diferentes

Grife as palavras-chave de acordo com o nível de dificuldade. Uma ideia é usar caneta marca texto verde para os conceitos fáceis, azul para o que for muito fácil, amarelo para o que for difícil e vermelho para o que for muito difícil.

3- Cuidado com o vocabulário

A ideia dos flashcards é ajudar a fixar o conteúdo, portanto, as respostas e os resumos devem ser objetivos e escritos com suas palavras. Por tal motivo, nada de “encher linguiça”, porque a ferramenta pode ter efeito contrário.

4- Separe os cartões em pilhas diferentes

Tenha uma fileira para os cartões com os assuntos fáceis, outra para os muito fáceis, uma terceira fileira para os assuntos difíceis e uma apenas para temas mais complexos.

Com essa organização você consegue focar mais tempo no que demanda mais atenção.

5- Siga uma rotina de estudos

O ideal é você estudar os flashcards todos os dias por 20 ou 30 minutos. Os cartões difíceis e muito difíceis devem ser revistos diariamente. Já os cartões fáceis e muito fáceis podem ser revisados semanalmente.

Como criar meus próprios flashcards?

Se você não tem muita habilidade para trabalhos manuais, ou não quer gastar com papel e canetas, dá para criar flashcards on-line usando o Canva, plataforma de design gráfico.

O programa está disponível para desktop e também pode ser usado on-line. Com ele você pode escolher os templates, ou então, criar templates exclusivos.

Veja como acessar o canva para criar flashcards:

  1. Entre no endereço eletrônico da plataforma;
  2. Escolha o tipo de conta (educação, corporativa, beneficente ou pessoal);
  3. Escolha o tipo de registro: com seu e-mail, pela conta do Google ou pela conta do Facebook;
  4. Escolha a opção “cartão”.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.