Dicas História Revolução Francesa
Quais são as 3 fases da Revolução Francesa?
1º fase: Monarquia Constitucional (1789-1792). 2º fase: O terror (1792-1794). 3º fase: Diretório ( 1794-1799). Veja resumo, causas e consequências.
O que foi a Revolução Francesa?
Essa foi uma revolução motivada principalmente pela burguesia e pelos camponeses na França que foi iniciada em 17 de junho de 1789 e finalizada em 14 de julho de 1789.
Esse acontecimento história encerra o período da Idade Moderna e inicia o período da Idade Contemporânea, portanto, se localiza na passagem entre os dois períodos históricos.
Antecedentes e contexto histórico
A França no final do século XVIII vivia num contexto agrário prevalecendo as estruturas do feudalismo.
Os trabalhadores e camponeses, localizados na base da pirâmide social da sociedade francesa, sobrevivam na miséria e reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho, já a burguesia que assumia uma posição economicamente melhor, desejava uma maior participação nas decisões politicas da nação e maiores possibilidades para o desenvolvimento do seu comércio.
Como uma nação absolutista, no topo da pirâmide social da França estavam o clero, a nobreza e o rei, que naquele momento era Luís XVI, que possuía o poder sobre todas as dimensões da nação.
Esses eram sustentados pelos impostos e tributos advindos da base da pirâmide, isto é, a burguesia, os trabalhadores e os camponeses, que se sentiam injustiçados com tal situação.
O monarca Luís XVI governava sob o modelo absolutista e defendia veementemente a sua famosa afirmação “O Estado sou eu.” Luís XVI era a personificação do Estado, agrupando em seu controle o poder legislativo, executivo e judiciário.
Nesse sentido, a população francesa era colocada na posição de súditos do rei e aqueles que eram contra o seu reinado eram presos na Bastilha.
Inicio da Revolução Francesa
Ao longo do século XVIII a situação financeira dos cofres da França começou a se enfraquecer, devido a sua participação em diversas guerras e conflitos, como a Guerra dos Sete anos e a Guerra de Independência dos Estados Unidos.
Para além disso, a França se encontrava imersa numa crise agrária, o que dificultava as colheitas e a produção.
Diante de tal crise financeira, o terceiro estado francês (burguesia, trabalhadores e camponeses) passaram a reivindicar um auxilio do rei frente a crise econômica e também a ampliação dos seus direitos políticos.
Em julho de 1788 Luís XVI convocou uma reunião entre os representantes dos três estados franceses a fim de decidir se deveria prosseguir com a cobrança dos impostos sobre os demais Estados.
O primeiro Estado, o clero e a nobreza votou contra, pois não queria abrir mão do seus privilégios, em contrapartida o terceiro Estado, a burguesia e os camponeses, mesmo sendo a maioria da população perderam na disputa pelo voto.
Com isso, o Terceiro Estado se reúne na Assembleia Nacional Constituinte e da inicio a revolta armada contra as tropas do rei.
As 3 fases da Revolução Francesa
1º fase: Monarquia Constitucional (1789-1792)
Na primeira fase da revolução é promulgada em 1789 a Assembleia a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que tinha como base a Liberdade, igualdade e a fraternidade, que se tornaria depois o lema da revolução. Mas Luís XVI não queria aprova-la, provocando novas revoltas populares.
Em 1791 ela foi aprovada e entre seus artigos estavam a implementação de uma monarquia constitucional, onde o poder do rei seria limitado pelo legislativo; o voto censitário e os bens do claro foram confiscados.
2º fase: O terror (1792-1794)
Com o avanço da crise houve divergências entre os revolucionários.
De um lado estavam a alta burguesia com posições moderadas, chamados de girondinos, e do outro lado estavam os jacobinos, pertencentes a média e pequena burguesia que possuíam postura mais radicais. Estes eram liderados por Robespierre.
Robespierre tomou o poder e instaurou uma ditadura modificando a Constituição: modificou o voto para universal; colocou o fim na escravidão nas colônias; criou o Tribunal Revolucionário vindo a punir os inimigos através da guilhotina.
O rei Luís XVI foi morto pela guilhotina em 1793. Este foi uma fase de terro na sociedade francesa, que acabou por se revoltar contra tirania de Robespierre. Este foi morto em 1794.
3º fase: Diretório ( 1794-1799)
Nessa última fase temos os girondinos no poder e suas primeiras ações foram abolir as medidas colocadas pelos jacobinos. Contudo, esta posição gerou a insatisfação de grande parte da população que era a favor da medida jacobina de congelar o preço dos produtos.
Com isso, a família real começa a se articular para voltar ao trono, momento em que os girondinos convocam Napoleão Bonaparte para liderar o exercito. Bonaparte, no entanto, realiza o golpe do 18 Brumário e institui o Consulado, governando de forma mais centralizada a França.