O que foi a Guerra dos Sete Anos suas causas e consequências

Por Maíra Pires em História, Guerra | 15/08/2022 21:20:18

O inicio do conflito ocorreu com as disputas entre a França e a Inglaterra pelas suas terras nos atuais territórios dos Estados Unidos, Índia, Terra Nova e Nova Escócia.



O que foi a Guerra dos Sete Anos suas causas e consequências

A Guerra dos Sete Anos foi uma sucessão de conflitos que ocorreram de 1753 a 1763 e que envolveram diversos reinados europeus que naquele momento disputavam o controle de suas colônias na América, África e Ásia.

O inicio do conflito ocorreu com as disputas entre a França e a Inglaterra pelas suas terras nos atuais territórios dos Estados Unidos, Índia, Terra Nova e Nova Escócia. A partir desse conflito inicial, outras nações estabeleceram alianças e adentraram na Guerra.

As nações que participaram do conflito se dividiram em dois grandes blocos:

  1. Bloco Britânico: Tinha como líder a Grã-Bretanha, somados ao Reino da Prússia, Portugal, Hanôner, Estado de Hesse-Cassel e Ducado de Brunsvique.
  2. Bloco Francês: Tinha a França como líder, acompanhado do Império Austríaco, Império Russo, Reino de Suécia, Saxônia, Espanha, Nápoles e Ducado de Württemberg.

Causas da Guerra dos Sete Anos

  1. Disputa pelo controle hegemônico, tanto marítimo como comercial, das colônias na América do Norte, nas Índias e África.
  2. Conflito entre o Império Austríaco e o Reino da Prússia para determinar o domínio sobre a Silésia, região localizada entre a Polônia, Alemanha e República Tcheca.
  3. O crescimento do poder do rei da Prússia Frederico II causava grandes preocupações aos franceses, russos e austríacos.

Batalha de Zorndorf durante a Guerra dos Sete Anos
Batalha de Zorndorf durante a Guerra dos Sete Anos

Guerra dos Sete Anos: O conflito

No inicio do conflito houve a realização de uma aliança entre o exército prussiano e a Inglaterra, ambos lutando contra o exército francês e o seus apoiadores, os austríacos.

Simultaneamente a esses conflitos no interior da Europa, existia a disputa entre França e a Inglaterra pela dominação de suas colônias na América do Norte, Índias ocidentais, África, Mar Mediterrâneo, Canadá e Caribe.

Esse momento deu inicio a chamada fase colonial da Guerra em 1756, com a invasão do exército francês a ilha britânica de Minorca. Por contra partida, os ingleses reagiram bloqueando as regiões de Toulon e Brest.

Após isso, estes conseguiram dominar o Quebéc, Montreal, Cabo Bretão, Grandes Lagos e na África o Senegal e a Gâmbia. Quando a Espanha se aliou ao bloco britânico pôs fim aos franceses, pois conquistou toda a região da Lousiana do Reino Francês.

A Guerra teve o seu fim oficial com a assinatura em 1763 do Tratado de Paris, que tinha como finalidade a divisão e a concessão de diversos territórios.

Consequências da Guerra dos Sete Anos

Com a derrotada da França, os ingleses saíram vencedores e realizaram intensas mudanças nas suas colônias norte-americanas. Sua primeira medida foi o aumento dos impostos sobre os colonos das 13 colônias americanas (que depois darão origem aos Estados Unidos) e também a intensificação da exploração.

O maior resultado dessa medida foi a revolta dos colonos e a posterior assinatura da declaração da Independência dos Estados Unidos em 1776.

Após o fim da Guerra foi assinado um acordo entre a Rússia e à Prússia dando a estas o domínio de alguns territórios da Europa. Por outro lado, o Império Austríaco viu sua potencia ser divida entre os Estados Germânicos e os prussianos.

A França, por sua vez, saiu derrotada militarmente e também perdeu o controle de diversas das suas colônias.

Foto de perfil Maíra Pires
Graduada em História, habilitada para Licenciatura e Bacharelado, (UDESC) e Mestre em História (UDESC). Cursando Doutorado em História (PUC-SP).

Comentários sobre "O que foi a Guerra dos Sete Anos suas causas e consequências"

Participe, faça um comentário.