Entrar

21 jogos competitivos para se divertir dentro e fora de casa

Por Dinake Núbia | Em 08/08/2021 10:27:14 | Educação Física, Jogos

Os jogos podem ser praticados dentro e fora de casa e ainda alimentam aquele gostoso espírito esportivo. Aqui vamos listar mais de 21 boas opções de jogos competitivos para jogar.


20 jogos competitivos para se divertir dentro e fora de casa
20 jogos competitivos para se divertir dentro e fora de casa

O jogo competitivo é a modalidade perfeita para quem gosta de uma boa disputa e, principalmente de vencer.

Este tipo de jogo é caracterizado por ter adversários e regras a serem seguidas, e que no final sempre há um ganhador. Mas não se engane, o objetivo é estimular a competição justa entre os participantes.

Estes tipos de jogos podem ser explorados sob diferentes habilidades, sejam jogos intelectuais, estratégicos, esportivos, reflexivos e vários outros.

E o melhor: alguns podem ser jogados até mesmo por crianças, para estimular a competição saudável.

Jogos competitivos para se jogar dentro de casa

Aqui vamos listar mais de 21 boas opções de jogos competitivos para jogar dentro ou fora de casa. Vem conferir!

  1. Poker
  2. Jogo da Velha
  3. Pique-pega
  4. Uno
  5. Futebol
  6. Voleibol
  7. Basquete
  8. Tênis de mesa
  9. Judô
  10. Corrida de obstáculos
  11. Queimada
  12. Corrida
  13. Corrida de sacos

Vamos ver mais jogos competitivos para se jogar dentro e fora de casa e explicar alguns deles, os mais populares.

14. Xadrez

O jogo de xadrez ganhou grande notoriedade nos dias atuais após o lançamento de uma série como título de O Gambito da Rainha, que conta a história de Elizabeth Harmon, uma menina que desenvolve desde pequena uma habilidade fora de série para jogar xadrez.

O jogo é de tabuleiro, disputado entre dois participantes, representados por peças de cores opostas, geralmente nas cores pretas e brancas.

As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário.

Jogos competitivos: Xadrez.
Jogos competitivos: Xadrez.

15. Damas

Este também é um jogo de tabuleiro e pode ser jogado em casa. O princípio é o mesmo do xadrez: dois jogadores e peças de cores opostas.

Neste caso, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.

16. Baralho

Com baralho, há várias opções para jogos, como copa fora, sueco, buraco, caixeta e a mais conhecida: o truco.

Geralmente o jogo é composto por quatro jogadores, que recebem três cartas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia.

Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada. Ganha o jogo quem fizer 12 pontos primeiro.

Jogos competitivos: Baralho.
Jogos competitivos: Baralho.

17. Acerte o Alvo

Como o próprio nome diz, o objetivo é acertar o alvo. O mais legal é que pode ser feita de diversas maneiras e em espaços grandes pode se tornar ainda mais divertida.

O alvo pode ser feito por giz, fita adesiva ou qualquer outro meio. Cada jogador deve tentar acertar os círculos para acumular o maior número de pontos. Ganha quem tiver o maior número de pontos no final de todas as rodadas.

18. Dominó

Neste jogo, cada jogador deve tentar encaixar suas pedras nas extremidades do jogo na mesa. O objetivo é conseguir colocar todas as pedras na mesa, quem fizer primeiro, ganha.

O jogo acaba também quando o jogo é fechado, ou seja, quando não é possível mais fazer jogadas pois as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais.

Jogos competitivos para se jogar fora de casa

19. Capture a bandeirinha

Este é um jogo competitivo clássico que marcou gerações passadas. Neste jogo é preciso uma área espaçosa e dois grupos, geralmente com 5 integrantes cada um.

Com a área dividida ao meio, o objetivo é pegar a bandeira do grupo adversário e a levar para o seu campo. O detalhe é que tem que passar por todo o campo adversário sem ser tocado. Ganha quem conseguir pegar a bandeira primeiro.

20. Cabo de guerra

Este jogo também é praticado em equipes e é muito competitivo, basta basicamente uma área espaçosa e uma corda. O ideal é ter no mínimo três pessoas em cada grupo.

O objetivo é puxar a corda para fazer com que o primeiro integrante do grupo adversário ultrapasse a marcação. Ganha a equipe que não passar a marca.

Jogos competitivos: Cabo de Guerra.
Jogos competitivos: Cabo de Guerra.

21. Caça ao tesouro

Este tipo de jogo pode ser feito em diversos espaços, principalmente onde os participantes tenham como se locomover. O objetivo é encontrar o objeto escondido, no caso o tesouro.

Pistas enigmáticas devem ser espalhadas pelo local, a fim de fazer com que os participantes percorram outros locais até encontrar o tesouro.

O importante é fazer com que uma pista leve a outra. Ganha quem conseguir resolver todos os enigmas primeiro e achar o tesouro.

Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia | Jornalista
Jornalista, apaixonada por coordenação e liderança de equipe. Experiência em jornalismo na Internet, assessoria de imprensa, edição de materiais gráficos, textos e vídeos.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.