Dicas Profissões Jovem Aprendiz

Como ser Jovem Aprendiz na Petrobras? Veja como participar do programa

Descubra como se candidatar ao Programa de Jovem Aprendiz da Petrobras (PPJA), o que caiu na prova do último processo seletivo e o que você deve estudar para passar na próxima prova.

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 12/10/2022 07:29:36
Comunicação Social

Como ser Jovem Aprendiz da Petrobras? Veja como participar do programa
Como ser Jovem Aprendiz da Petrobras? Veja como participar do programa

Quer saber como se candidatar às vagas de Jovem Aprendiz na Petrobras? Leia o material que preparamos para você e tenha dicas do que estudar para a prova de seleção de aprendizes da Petrobras.

Por que ser Jovem Aprendiz?

Ser Jovem Aprendiz é a oportunidade de entrar no mercado de trabalho em uma grande empresa e fazer carreira.

Para ser um Jovem Aprendiz é preciso ter de 14 a 24 anos, mas não há limitação de idade para os candidatos portadores de deficiência. Em relação à escolaridade, a exigência é cursar o Ensino Médio ou Fundamental.

Quem consegue essa oportunidade precisa dedicar-se ao máximo para absorver todos os conhecimentos adquiridos.

Tal comportamento é necessário porque essa primeira experiência profissional pode ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso. Uma rápida pesquisa permite você descobrir histórias de ex-aprendizes que hoje ocupam cargos de liderança.

Como funciona o programa de aprendizagem?

O contrato do aprendiz tem duração máxima de dois anos, os quais há a combinação do trabalho com curso de capacitação profissional.

A lei que rege a aprendizagem é a Lei nº10.097/2000 é uma das diretrizes é o direito ao registro em carteira, salário, 13º salário, direitos previdenciários, FGTS e vale-transporte.

A Lei nº10.097/2000 também estabelece:

  • Empresas de médio e grande porte podem ter no mínimo 5% e no mínimo 15% de jovens aprendizes;
  • Jornada de trabalho não pode ser superior a 6 horas, porém, a carga horária de 8 horas é admitida, desde que essas 8 horas sejam a soma do trabalho com o curso de capacitação profissional;
  • A contratação dos aprendizes acontece somente por meio de Entidades Sem Fins lucrativos que ministram os cursos. Essas entidades devem ter registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Por que ser Jovem Aprendiz na Petrobras?

Fundada em 3 de outubro de 1953, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) é a maior empresa do Brasil e a 4ª maior do mundo. Trabalhar na Petrobras é o sonho de muitas pessoas e os concursos sempre são concorridos.

Com o programa de aprendizagem, o sonho de construir uma carreira começa mais cedo.

Assim como os concursos, o processo seletivo para aprendizes também é disputado, mas, quem é aprovado e se dedica ao trabalho e ao curso profissionalizante pode sim alcançar altos voos na empresa.

Como é o programa de Jovem Aprendiz na Petrobras?

Chamado de Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), o programa segue as normas da Lei nº10.097/2000 que incentiva a inclusão social dos jovens com a educação profissional.

O requisito para ingresso é ter de 14 a 22 anos e 6 meses, sendo que o limite de idade não se aplica aos candidatos com deficiência. Para se inscrever para as vagas de aprendiz na Petrobras, acesse o site da Petrobras.

O contrato geralmente tem duração de 18 meses e os cursos profissionalizantes oferecidos são de Mecânica, Logística, Eletromecânica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação, Logística e Assistente Administrativo.

Todos os cursos são ministrados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Os aprendizes fazem o curso na instituição e também realizam visitas técnicas em uma unidade da Petrobras para conhecerem o cotidiano da área que estão estudando.

Quando foi a última seleção de aprendizes na Petrobras?

O último processo seletivo para aprendizes na Petrobras ficou sob responsabilidade da empresa STEFANI CONSULTORIA E ASSESSORIA EM INFORMÁTICA S.A.

O edital foi divulgado em 03 de dezembro de 2020. As inscrições foram de 03 de dezembro a 16 de dezembro. Foram 236 vagas de diferentes cargos distribuídas nos seguintes municípios:

  • Pilar (AL): Técnico em Administração;
  • São Miguel dos Campos (AL): Técnico em Administração;
  • Manaus (AM): Assistente Administrativo;
  • Salvador (BA): Operador de Suporte Técnico de Informática;
  • Camaçari (BA): Operador de Suporte Técnico de Informática;
  • Fortaleza (CE): Assistente de Logística;
  • Distrito Federal (DF): Operador de Suporte Técnico de Informática;
  • Juiz de Fora (MG): Assistente de Logística;
  • Ipojuca (PE): Assistente de Logística;
  • Mossoró (RN): Mecânico Industrial;
  • Natal (RN): Mecânico Industrial;
  • Paulínia (SP): Eletricista Industrial;
  • Santos (SP): Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Aracaju (SE): Assistente Administrativo;
  • Japaratuba (SE): Assistente Administrativo;
  • Laranjeiras (SE): Assistente Administrativo.

Como foi a prova do último processo seletivo de aprendizes na Petrobras?

O processo seletivo foi composto pelas etapas abaixo:

  • Inscrição;
  • Análise documental (classificatória);
  • Avaliação médica;
  • Admissão.

A Análise Documental foi referente ao histórico escolar do ano anterior ao processo seletivo. A classificação ocorreu por meio da média aritmética do desempenho do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já a Avaliação Médica foi composta por avaliação médica e entrevista. Alguns candidatos tiveram que realizar exames complementares.

Os resultados dessas etapas, a área responsável emitiu parecer apontando a aptidão ou inaptidão por meio de um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 12/10/2022 07:29:36
Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.