Dicas Profissões Jovem Aprendiz
Como ser Jovem Aprendiz na Petrobras? Veja como participar do programa
Descubra como se candidatar ao Programa de Jovem Aprendiz da Petrobras (PPJA), o que caiu na prova do último processo seletivo e o que você deve estudar para passar na próxima prova.
Quer saber como se candidatar às vagas de Jovem Aprendiz na Petrobras? Leia o material que preparamos para você e tenha dicas do que estudar para a prova de seleção de aprendizes da Petrobras.
Por que ser Jovem Aprendiz?
Ser Jovem Aprendiz é a oportunidade de entrar no mercado de trabalho em uma grande empresa e fazer carreira.
Para ser um Jovem Aprendiz é preciso ter de 14 a 24 anos, mas não há limitação de idade para os candidatos portadores de deficiência. Em relação à escolaridade, a exigência é cursar o Ensino Médio ou Fundamental.
Quem consegue essa oportunidade precisa dedicar-se ao máximo para absorver todos os conhecimentos adquiridos.
Tal comportamento é necessário porque essa primeira experiência profissional pode ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso. Uma rápida pesquisa permite você descobrir histórias de ex-aprendizes que hoje ocupam cargos de liderança.
Como funciona o programa de aprendizagem?
O contrato do aprendiz tem duração máxima de dois anos, os quais há a combinação do trabalho com curso de capacitação profissional.
A lei que rege a aprendizagem é a Lei nº10.097/2000 é uma das diretrizes é o direito ao registro em carteira, salário, 13º salário, direitos previdenciários, FGTS e vale-transporte.
A Lei nº10.097/2000 também estabelece:
- Empresas de médio e grande porte podem ter no mínimo 5% e no mínimo 15% de jovens aprendizes;
- Jornada de trabalho não pode ser superior a 6 horas, porém, a carga horária de 8 horas é admitida, desde que essas 8 horas sejam a soma do trabalho com o curso de capacitação profissional;
- A contratação dos aprendizes acontece somente por meio de Entidades Sem Fins lucrativos que ministram os cursos. Essas entidades devem ter registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Por que ser Jovem Aprendiz na Petrobras?
Fundada em 3 de outubro de 1953, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) é a maior empresa do Brasil e a 4ª maior do mundo. Trabalhar na Petrobras é o sonho de muitas pessoas e os concursos sempre são concorridos.
Com o programa de aprendizagem, o sonho de construir uma carreira começa mais cedo.
Assim como os concursos, o processo seletivo para aprendizes também é disputado, mas, quem é aprovado e se dedica ao trabalho e ao curso profissionalizante pode sim alcançar altos voos na empresa.
Como é o programa de Jovem Aprendiz na Petrobras?
Chamado de Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), o programa segue as normas da Lei nº10.097/2000 que incentiva a inclusão social dos jovens com a educação profissional.
O requisito para ingresso é ter de 14 a 22 anos e 6 meses, sendo que o limite de idade não se aplica aos candidatos com deficiência. Para se inscrever para as vagas de aprendiz na Petrobras, acesse o site da Petrobras.
O contrato geralmente tem duração de 18 meses e os cursos profissionalizantes oferecidos são de Mecânica, Logística, Eletromecânica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação, Logística e Assistente Administrativo.
Todos os cursos são ministrados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Os aprendizes fazem o curso na instituição e também realizam visitas técnicas em uma unidade da Petrobras para conhecerem o cotidiano da área que estão estudando.
Quando foi a última seleção de aprendizes na Petrobras?
O último processo seletivo para aprendizes na Petrobras ficou sob responsabilidade da empresa STEFANI CONSULTORIA E ASSESSORIA EM INFORMÁTICA S.A.
O edital foi divulgado em 03 de dezembro de 2020. As inscrições foram de 03 de dezembro a 16 de dezembro. Foram 236 vagas de diferentes cargos distribuídas nos seguintes municípios:
- Pilar (AL): Técnico em Administração;
- São Miguel dos Campos (AL): Técnico em Administração;
- Manaus (AM): Assistente Administrativo;
- Salvador (BA): Operador de Suporte Técnico de Informática;
- Camaçari (BA): Operador de Suporte Técnico de Informática;
- Fortaleza (CE): Assistente de Logística;
- Distrito Federal (DF): Operador de Suporte Técnico de Informática;
- Juiz de Fora (MG): Assistente de Logística;
- Ipojuca (PE): Assistente de Logística;
- Mossoró (RN): Mecânico Industrial;
- Natal (RN): Mecânico Industrial;
- Paulínia (SP): Eletricista Industrial;
- Santos (SP): Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Aracaju (SE): Assistente Administrativo;
- Japaratuba (SE): Assistente Administrativo;
- Laranjeiras (SE): Assistente Administrativo.
Como foi a prova do último processo seletivo de aprendizes na Petrobras?
O processo seletivo foi composto pelas etapas abaixo:
- Inscrição;
- Análise documental (classificatória);
- Avaliação médica;
- Admissão.
A Análise Documental foi referente ao histórico escolar do ano anterior ao processo seletivo. A classificação ocorreu por meio da média aritmética do desempenho do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Já a Avaliação Médica foi composta por avaliação médica e entrevista. Alguns candidatos tiveram que realizar exames complementares.
Os resultados dessas etapas, a área responsável emitiu parecer apontando a aptidão ou inaptidão por meio de um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).