Dicas História Pré História

Principais características dos povos Neolíticos (como viviam?)

Dentre as principais técnicas desenvolvidas nesse período, a agricultura e a domesticação de animais destacaram-se como as principais características dos povos do Neolíticos. Veja como viviam.

Foto de perfil Nickolas Laprovita
Nickolas Laprovita em 08/02/2023 11:05:48
Mestrando em História Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e gradu...

O Neolítico, também conhecido como período da pedra polida, representa um marco na história humana, foi nesse momento que ocorreram mudanças no estilo de vida do homem pré-histórico.

O período foi de tão importância para história humana que ficou conhecido para alguns estudiosos como "Revolução Neolítica".

Compreender essas mudanças é muito importante, pois representou a criação de novos hábitos que proporcionaram o surgimento dos primeiros núcleos sociais complexos.

Não há informações precisas, mas se acredita que o Neolítico durou aproximadamente entre 10.000 e 4.000 a.C.

Ferramentas de pedra polida do período Neolítico. Podemos observar principalmente ferramentas utilizadas para atividades agricultoras como protótipos de foices, machados e um amassado de grãos.
Ferramentas de pedra polida do período Neolítico. Podemos observar principalmente ferramentas utilizadas para atividades agricultoras como protótipos de foices, machados e um amassado de grãos.

O novo modo de vida dos homens pré-históricos

O período anterior ao Neolítico, conhecido como Paleolítico, o modo de vida do homem pré-histórico ainda era predominante nômade.

Nesse período o homem paleolítico era um caçador e coletor dependendo dos recursos naturais ao seu redor para sobreviver, se esses esgotassem eram obrigados a seguir em busca de novas fontes de sustento.

Todo o ecossistema do planeta estava passando por mudanças climáticas e geológicas significativas como as grandes glaciações (Era do Gelo) que redesenhavam a paisagem ao redor.

Com tais mudanças, a busca por alimentos tornou-se cada vez mais escassa e esses indivíduos passaram a se estabelecer por mais tempo nos locais onde esses recursos eram encontrados.

Esse processo ficou conhecido como sedentarismo, ou seja, naquele momento era mais propício para aqueles indivíduos se estabeleceram e criarem raízes em locais que possuíam abundância de recursos como forma de sobrevivência.

Principais características dos povos Neolíticos

É importante entender que o processo de sedentarização não ocorreu de forma imediata, foi um processo longo e demorado de adaptação.

O surgimento de populações sedentárias não implicou no fim dos povos nômades, pois há provas que ambos ainda coexistiram por algum tempo.

O estabelecimento dos primeiros assentamentos fixos humanos levou a novas formas de desenvolvimento nessas sociedades, era necessário desenvolver técnicas e saberes para que pudessem sobreviver as novas condições de vida.

Dentre as principais técnicas desenvolvidas nesse período, a agricultura e a domesticação de animais destacaram-se como as principais características dos povos do Neolítico.

1. Agricultura

Os desenvolvimentos de técnicas de plantio e colheita foi o fruto da nova relação do homem com meio natural, representando profundas mudanças no modo de vida social e cultural.

Esses indivíduos se estabeleceram principalmente em locais próximos as margens de rios e outras fontes de água que possuíam solos mais férteis para o plantio. Nesses locais surgiram as primeiras vilas agrícolas.

A agricultura se constituiu principalmente pelo fato da observação de fenômenos naturais que influenciavam nas mudanças no ambiente, e assim esses indivíduos criaram técnicas de semeadura e colheita principalmente de cereais como o milho e o trigo.


A criação de vilas agrícolas perto de margem dos rios e a domesticação de animais para diferentes funções foram importantes passos do período Neolítico.

2. A domesticação de animais

A caça era uma atividade que demandava um risco aos primeiros humanos e nem sempre era certo de que se conseguiria alimento desta forma.

A domesticação de animais também foi um passo importante na sedentarização humana, pois dessa forma se identificava animais que eram além de fontes de alimento, mas também para ajudar nas tarefas cotidianas dessas populações.

3. Produção de excedentes

Com o aperfeiçoamento das técnicas de agricultura e domesticação de animais levou a esses grupos humanos a produzirem mais excedentes alimentares sendo necessário estocá-los para o consumo posterior.

Dessa forma se criou técnicas em cerâmicas que eram comumente usadas para estocar esses excedentes agrícolas.

A produção de excedentes levou também as primeiras experiências comercias, onde produtos como grãos e sementes eram utilizados como moedas de troca com outros indivíduos.

Mudanças sociais no período Neolítico

Grandes mudanças sociais aconteceram neste período, além da criação das primeiras vilas, houve mudanças bruscas nas estruturas sociais desses grupos como uma maior divisão do trabalho e o início de especialização de algumas tarefas.

Todas essas condições levaram que durante o período Neolítico começassem a surgir as primeiras cidades que continuariam crescendo até que dessem origem as primeiras grandes civilizações.

Período Neolítico e as mudanças no estilo de vida dos homens
Período Neolítico e as mudanças no estilo de vida dos homens

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.