O papel da escola e da família na formação das crianças
Quando a escola e a família atuam de forma conjunta, o sucesso do desenvolvimento e aprendizagem das crianças está garantido. Qual o papel da escola e da família na formação das crianças?
É comum que se questione qual o papel exato de cada uma destas duas instituições: família e escola.
Ambas são de grande importância para o desenvolvimento pleno dos indivíduos, mas, por vezes, as funções de cada uma delas não ficam bem claras diante da sociedade.
Surgem questionamentos como: “até onde a escola pode interferir na educação de uma criança?”, ou ainda “o papel da escola é educar ou ensinar?”, bem como “até onde a família pode interferir no que a escola deve ensinar?”.
Estas questões mostram o quanto ainda é preciso falar sobre as inter-relações entre a família e a escola diante do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
O papel da escola e da família na formação das crianças
Muitas instituições surgiram ao longo do tempo (escolas, igrejas, grupos), mas nenhuma delas substituiu o ambiente familiar, por isso, a família é a mais importante das instituições.
É na família onde as crianças obtêm seus primeiros conhecimentos de mundo, onde compreendem regras e limites, socializam com outras pessoas, e onde encontram um refúgio diante de suas dificuldades.
Existem muitos tipos de famílias, mas todas são de grande importância diante da formação dos sujeitos.
Quando há um problema na família, normalmente também surgem problemas em outras áreas do desenvolvimento da criança.
A família, por maior que seja a importância que tem no desenvolvimento da criança, não possui todas as condições necessárias para a socialização/construção dos conhecimentos formais necessários ao desenvolvimento pleno.
Por isso, a instituição familiar conta com outra esfera para esta tarefa formativa, que é a escola. Assim, a escola é um espaço no qual ocorre um processo sistematizado da aprendizagem.
É no ambiente escolar que as crianças terão acesso aos conhecimentos construídos historicamente pela humanidade.
A escola é também espaço no qual as crianças praticarão os valores já apreendidos na família, como limites, regras, compartilhamento, solidariedade, respeito.
Cada uma destas duas instituições tem uma importância fundamental na vida das crianças, no entanto, para que haja um adequado desenvolvimento integral dos estudantes, é imprescindível que ambas atuem como parceiras.
As crianças precisam encontrar na família a motivação de que necessitam para compreender a importância de estudar, mas carecem também de ter um aprendizado que seja significativo no ambiente escolar, para que tenham uma formação condizente com a finalidade da educação, que é a preparação para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
Quando a escola e a família atuam de forma conjunta, o sucesso do desenvolvimento e aprendizagem das crianças está garantido.
O que ocorre em muitos casos é uma aproximação das famílias com a escola apenas nos momentos que há festividades (comemorações) ou quando surge algum problema mais sério com o estudante no ambiente escolar.
A família tem a função educativa das crianças fora da escola
A família tem a função educativa das crianças fora da escola (em casa, na sociedade, em outras instituições), mas também é responsável pelo acompanhamento do rendimento escolar do aluno, de suprir as necessidades desta criança em relação aos materiais escolares, de estar presente nas decisões, reuniões, momentos de socialização no ambiente da escola, bem como de acompanhar e auxiliar nas tarefas e trabalhos escolares.
É preciso romper com essa dissociação entre o papel da família e o papel da escola, porque ambas são corresponsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem da criança.
As famílias devem compreender que a fase escolar na Educação Básica de seus filhos um dia acaba, e estes poderão alçar outros voos, seja no mercado de trabalho ou em uma formação de nível superior.
No entanto, a primeira instituição da qual estes jovens fizeram parte, que é a família, nunca irá acabar.
Por isso, a família é a base da formação do sujeito, a qual conta com outras esferas (escola, igreja, grupos, sociedade) no auxílio ao desenvolvimento e no processo de aprendizagem pelos quais seus filhos passam.
Por isso, para que o desenvolvimento pleno, integral, seja alcançado, escola e família devem andar de mãos dadas!