Dicas Pedagogia Escola

6 dicas de como trabalhar a diversidade na escola? Veja atividades

Há várias atividades que podem ser desenvolvidas nas escolas para promoção do respeito à diversidade. Confira 6 dicas de como trabalhar a diversidade na escola.

Foto de perfil Luana Caroline
Luana Caroline em 10/10/2022 09:37:22
Mestra em Geografia (2014), Especialista em Neuropedagogia (2013), Especialista em Educação Profi...

O ambiente da escola é o espaço da multiplicidade. É neste local em que as crianças socializam com pessoas que possuem diferentes culturas, costumes, religiões, hábitos alimentares, fisionomias, modos de pensar.

Por isso, é comum que nas escolas existam casos de falta de respeito pela opção do outro, o que não pode ser visto como natural e transitório, mas que precisa ser trabalhado junto aos alunos em ações cotidianas.

Importância de trabalhar a diversidade na escola

A escola é um espaço no qual muitas pessoas entram em contato diariamente. Estas pessoas são diferentes entre si, seja fisicamente ou em relação aos seus costumes e preferências.

Cada pessoa tem uma história única de vivências, e na escola todas estas realidades podem entrar em conflito quando não são bem trabalhadas.

Na escola há a possibilidade de abordagem das diferenças de modo bastante profícuo, especialmente através de um trabalho diário de exercício ao respeito.

Muitos preconceitos que as crianças ou adolescentes manifestam na escola são oriundos de suas experiências fora da sala de aula, até mesmo na família.

Normalmente as pessoas possuem histórias de situações de preconceito ou violências (bullying) que sofreram dentro do ambiente da escola.

Isso não pode ser naturalizado ou visto como saudável, já que há uma relação destes acontecimentos com desenvolvimento de problemas psicológicos ou condutas nocivas na vida adulta.

A escola é um ambiente privilegiado para que as diferenças sejam trabalhadas sob uma visão positiva.

A diversidade é o que torna o mundo tão interessante, e uma boa relação entre as pessoas começa ainda nos primeiros processos de socialização, os quais envolvem o ambiente escolar.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) define que “a educação será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

A educação promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre as nações e grupos raciais ou religiosos”.

O que significa que para a manutenção da paz no mundo é necessário que haja respeito pelas diferenças, e isso começa no próprio ambiente das escolas em parceria com as famílias, o Estado e a sociedade como um todo.

Ações podem ajudar a promover a diversidade na escola

Há várias ações que podem ser desenvolvidas nas escolas para promoção do respeito à diversidade. No entanto, estas ações devem permear todos os espaços do ambiente escolar.

É preciso cuidar com as contradições neste processo, como promover a integração em sala de aula, mas não nos demais espaços escolares.

Exemplo: incluir uma criança cadeirante nas atividades em grupo, mas não ter banheiro adaptado, rampas ou outros espaços que esta criança possa usufruir.

6 dicas de como trabalhar a diversidade na escola:

  1. Incentivar que as crianças façam trabalhos em grupo com colegas com os quais habitualmente não se integram, de modo que possam se conhecer melhor e criar laços;
  2. Promover atividades que abranjam todas as crenças e religiões, não apenas aquela predominante, incluindo a todos e dando oportunidade de entrar em contato com aquilo que é diferente;
  3. Observar ocorrência de bullying e criar medidas instantâneas de contenção destas ações (violências físicas, verbais e simbólicas);
  4. Estabelecer um diálogo com as famílias dos alunos para que os preconceitos sejam eliminados também no ambiente escolar;
  5. Incluir todos os alunos em atividades extraclasse ou em grupo, independentemente de suas especificidades, mesmo que para isso sejam necessárias mudanças no planejamento (exemplo: fazer uma viagem que inclua crianças com deficiência ou limitações também, por isso, escolher roteiros que permitam isso);
  6. Criar atividades que fortaleçam a autoestima dos alunos, de modo que eles possam se sentir pertencentes e representados por suas características (exemplo: traços da cultura africana na vida cotidiana dos alunos, não trabalhar apenas a escravidão, mas as lutas e conquistas históricas destes povos).

Roteiros de atividades para trabalhar a diversidade na escola:

6 dicas de como trabalhar a diversidade na escola? Veja atividades

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.