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Plano de ação da escola: Metas e ações a serem alcançadas

Por Luana Caroline | Em 03/12/2020 00:14:25 | Pedagogia

Um Plano de Ação escolar para a Educação Infantil é importante para que todos os agentes envolvidos na educação possam acompanhar o andamento dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do tempo.



 O Plano de Ação da Escola é um importante documento norteador das práticas que serão desenvolvidas ao longo de um período de tempo em uma dada instituição escolar.

Junto com outros documentos, este auxilia na consolidação dos projetos previamente estabelecidos.

O funcionamento de um Plano de Ação educacional é similar ao que ocorre com as empresas, as quais necessitam de um plano para atingir suas metas de venda, ou com as indústrias que carecem de planejamento para atingir suas cotas de produção.

A diferença é que as escolas têm seus objetivos pautados nos processos de ensino-aprendizagem, mas que também precisam ser orientados por objetivos e metas a cumprir.

Um Plano de Ação escolar para a Educação Infantil é importante para que todos os agentes envolvidos na educação – professores, aluno, coordenadores, família – possam acompanhar o andamento dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do tempo.

Qual a finalidade de um Plano de Ação?

O processo educativo é embasado em um planejamento prévio, de modo que as ações possam ser efetivadas em conformidade com os objetivos propostos.

Se não houvessem metas a serem atingidas, não teria como mensurar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

Só é possível saber se a coisa certa está sendo feita, quando existem métodos de avaliação que permitem mensurar o sucesso da ação em curso. Com a educação não é diferente.

O planejamento das ações auxilia os professores em suas atividades, mas também a equipe pedagógica, os pais no acompanhamento da evolução dos filhos e as próprias crianças na orientação dos trabalhos que serão desenvolvidos.

O Plano de Ação pode definir metas em diversas escalas. Para que os grandes objetivos sejam alcançados, por vezes ações intermediárias são necessárias.

Por exemplo: a realização de uma viagem de final de ano para um zoológico é um grande objetivo, e para isso são necessárias ações intermediárias, como a aprendizagem prévia sobre os animais (tipos, alimentação, reprodução, onde vivem), a arrecadação de dinheiro para viagem (festas, rifas, vaquinhas), a produção de um roteiro de viagem (quem irá junto, qual o caminho, quanto tempo), dentre muitos outros detalhes que são previstos em um planejamento prévio.

Plano de Ação na Educação Infantil

Um Plano de Ação para a Educação Infantil é especialmente importante para mensurar os avanços que ocorrerão ao longo do tempo.

São alguns aspectos importantes de um Plano de Ação: conteúdos, materiais e métodos, atividades complementares, datas, resultados esperados, ações intermediárias.

Em um Plano de Ação para a Educação Infantil existem alguns aspectos que devem ser observados:

  • Gestão escolar democrática: preconiza o envolvimento das famílias e da comunidade na tomada de decisões no ambiente escolar. A gestão democrática é pautada nos princípios da participação, transparência e da democracia.
  • Prática pedagógica: envolve o planejamento e a sistematização das atividades que serão desenvolvidas em um período de tempo para que os processos da aprendizagem ocorram de forma eficaz.
  • Avaliação: estabelece quais serão os métodos avaliativos, qual a periodicidade e quais os resultados que são esperados.
  • Acesso, permanência e sucesso na escola: cria estratégias para o acesso dos estudantes ao processo educativo, priorizando também ações de permanência e sucesso, para evitar a retenção e a evasão escolar.
  • Ambiente educativo: pensa em configurações para o ambiente escolar, de modo que as necessidades dos alunos sejam melhor supridas. São levadas em consideração as limitações, potencialidades e a organização do ambiente da escola.
  • Formação dos profissionais da escola: envolve as estratégias para formação continuada dos professores e demais trabalhadores da educação. Prevê cursos, reuniões, eventos que promovem a qualificação destas pessoas.

O Plano de Ação sofre algumas ações dependendo do público alvo.

Quando são crianças – no caso da Educação Infantil – há algumas especificidades que são observadas com maior ênfase, como as próprias estratégias de adaptação ao ambiente escolar.

O Plano de Ação não é um documento estático. Ele precisa de revisão permanente, em conformidade com as mudanças ao longo do tempo. O fato é que um bom Plano de Ação é um primeiro passo para o sucesso do período letivo.

Foto de perfil Luana Caroline
Por Luana Caroline | Professora de Geografia
Mestra em Geografia (2014), Especialista em Neuropedagogia (2013), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2018) e Graduada em Licenciatura em Geografia (2011).

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