Dicas Educação Física Esportes

Qual é a importância da Educação Física nas escolas?

A Educação Física é tão importante quanto todas as demais disciplinas que compõem o currículo da Educação Básica, mas para alguns alunos com certas especificidades, a Educação Física é facultativa.

Foto de perfil Luana Caroline
Luana Caroline em 27/02/2023 08:37:02
Mestra em Geografia (2014), Especialista em Neuropedagogia (2013), Especialista em Educação Profi...

O desenvolvimento de uma pessoa perpassa todos os aspectos do indivíduo, o que envolve a formação da personalidade, a aquisição de habilidades maiores ou menores em algumas áreas específicas, afinidade com temas e práticas, despertar do pensamento crítico, capacidade de análise e conclusão, dentre outros.

Este desenvolvimento também está atrelado ao aperfeiçoamento das atividades motoras.

As atividades físicas são uma possibilidade privilegiada para que a pessoa conheça mais sobre seu corpo, entenda como ele funciona e reage diante das mais diversas situações.

As práticas corporais são uma ocasião para compreender a questão dos limites, tanto do seu próprio corpo, como em relação ao espaço do outro. São também uma oportunidade de reforçar sociabilidades ou criar novos laços interpessoais.

O que é a Educação Física escolar?

A Educação Física escolar é um componente curricular obrigatório da Educação Básica no Brasil.

A disciplina é compreendida como componente necessário e complementar para uma formação mais integrada dos alunos, capacitando-os para exercerem seu papel cidadão na sociedade em que estes estão inseridos.

A Educação Física está presente de forma obrigatória desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Dentre as premissas do ensino de Educação Física está a compreensão de que o movimento corporal é também uma forma de linguagem.

Em cada nível de ensino são aperfeiçoados os métodos e as práticas nas aulas, de modo que o aluno tome cada vez mais consciência de seu próprio corpo.

A Educação Física é obrigatória para todos?

Para alguns alunos com certas especificidades, a Educação Física é facultativa, conforme texto da Lei nº 9.394/96 (LDB).

Os casos em que o aluno pode escolher se irá ou não praticar as atividades são:

  • Estudante que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
  • Estudante maior de trinta anos de idade;
  • Estudante que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;
  • Estudante que for amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969 (afecções previstas no referido documento);
  • Estudante que tenha filhos.

Para os demais casos, a Educação Física é disciplina obrigatória do currículo escolar, passível de retenção do aluno no caso de não cumprimento do proposto em aula.

A Educação Física é importante na escola?

A Educação Física é tão importante quanto todas as demais disciplinas que compõem o currículo da Educação Básica.

Cada uma destas disciplinas possui suas especificidades, e juntas têm o potencial de fornecer subsídios para que o estudante desenvolva várias habilidades e conhecimentos.

As dinâmicas do mundo moderno fizeram com que as pessoas se tornassem mais sedentárias.

A vida em apartamentos, trabalho em escritórios e lazer na internet, diminuíram consideravelmente as atividades físicas nas cidades.

Com isso, há uma perda das habilidades corporais, bem como uma fragilização sobre a consciência corporal.

A Educação Física nas escolas é uma oportunidade para que o estudante possa sentir seu corpo e conhece-lo melhor.

A aula de Educação Física costuma ser um momento onde os alunos gastam bastante energia e podem expandir sua mobilidade no espaço, já que muitas vezes ficam por horas sentados durante as aulas mais teóricas.

A Educação Física escolar envolve conhecimentos teóricos sobre jogos, exercícios e práticas, mas também atividades dinâmicas efetivas.

Nestas atividades são trabalhados aspectos como regras, limites, força, estratégia, concentração, trabalho em grupo, perseverança, disciplina.

As lições aprendidas na Educação Física estão relacionadas com as vivências que os estudantes terão por toda vida, mesmo depois do período escolar.

Se embora no começo da aplicação da Educação Física no Brasil ela tenha sido bastante influenciada por uma visão militar e também médica, hoje as práticas ampliam os horizontes dos estudantes, situando-os como sujeitos ativos na sociedade, com um importante papel cidadão a cumprir.

A Educação Física é uma questão de saúde, mas é também uma forma de autoconhecimento e expressão corporal.

A aula de Educação Física costuma ser um momento onde os alunos gastam bastante energia
A aula de Educação Física costuma ser um momento onde os alunos gastam bastante energia

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.