Como se escreve: dia a dia ou dia-a-dia?
É "dia a dia" ou "dia-a-dia"? Se você está em dúvida na forma correta de escrita, continue lendo este post e veja os exemplos de aplicação nas frases.
No dia a dia, você se enrola na hora de usar o hífen? Sabe o que mudou depois do Novo Acordo Ortográfico? Neste post vamos aprender como se escreve a locução: “dia a dia” ou “dia-a-dia”.
Em 2009, o Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor do Brasil e trouxe uma série mudanças nas regras ortográficas para a língua portuguesa.
Entre elas, o uso do hífen, inclusive na aplicação de “dia a dia” ou “dia-a-dia”.
De acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, obrigatório desde 2016, o hífen não deve ser utilizado em palavras compostas com elementos de ligação relacionados à botânica e zoologia, nem em locuções adjetivas, pronominais, substantivas, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais.
Exemplos:
- fim de semana
- sala de jantar
- cão de guarda
- café com leite
Entretanto, há algumas exceções para esta regra, que são palavras com significado próprio, sendo:
- água-de-colônia
- arco-da-velha, cor-de-rosa
- pé-de-meia,
- deus-dará
Qual a forma correta de escrita: "dia a dia" ou "dia-a-dia”?
Agora que já sabemos como utilizar o hífen, é hora de aprender se ele deve ou não ser aplicado na palavra “dia a dia” ou “dia-a-dia”. Conforme a nova ortografia, o hífen não é mais utilizado na locução dia a dia, então, a forma correta de escrita é sem hífen.
Antes da ortografia oficial, as duas formas ("dia a dia" e "dia-a-dia”) existiam no vocabulário, mas eram utilizadas em situações diferentes. A palavra com hífen (dia-a-dia) era utilizada quando o sentido era relacionado ao cotidiano (substantivo).
Já sem o hífen (dia a dia), quando tinha sentido de diariamente (advérbio).
Entretanto, após a nova ortografia, a locução dia a dia deve ser utilizada nas duas situações, tanto quando indicar substantivo e, quanto advérbio.
Exemplos de aplicações nas orações:
- Dia a dia o funcionário melhora seus resultados.
- Juliana contou como foi seu dia a dia.
- O dia a dia do vendedor é cansativo, pois pega muitas caixas.
- Convivemos dia a dia com muitos conflitos.
- A crise mundial está piorando dia a dia
- O dia a dia dos brasileiros é cansativo.
- Você atualiza o cadastro todos dos dias?
- Meu dia a dia é sempre o mesmo.
- Dia a dia o estado de saúde do paciente vai melhorando.
- Os alunos fazem as atividades escolares dia a dia.
- Dia a dia eu passo na padaria e compro pães para os funcionários.
- Como é o seu dia a dia?
Uso da crase em dia a dia
E quanto ao uso da crase na locução dia a dia, é correto usar? Se você já se deparou com alguma questão de concurso e se questionou sobre este assunto, saiba que não é correto escrever dia à dia, com crase.
Conforme as novas regras ortográficas, não se utiliza crase em expressões com palavras repetidas, sejam elas masculinas ou femininas. Ou seja, não há crase em “dia a dia”, "cara a cara”, “passo a passo”.
Apesar das mudanças implementadas com o Novo Acordo Ortográfico, a mudança de dia a dia é simples e fácil de aprender. Para isso, é só se recordar que dia a dia não possui mais o hífen, sendo utilizada para qualquer aplicação nas orações, seja de substantivo ou advérbio.