Arquiteto: O que faz, quanto ganha e o que estudar?
As funções do arquiteto são desenhar a planta de imóveis, coordenar a obra e determinar quais materiais serão usados na obra, tudo isso levando em consideração a finalidade do imóvel.
As funções do arquiteto são desenhar a planta de imóveis, coordenar a obra e determinar quais materiais serão usados na obra, tudo isso levando em consideração a finalidade do imóvel.
Ele cria soluções de ventilação, iluminação e acústica pensando no uso do ambiente, por exemplo, no projeto de construção de uma escola de música, esses três pilares contemplarão o estúdio de ensaios e a disposição dos instrumentos musicais e equipamentos de áudio.
Também é trabalho do arquiteto pensar se a obra causará impactos ambientais. Em caso positivo, o profissional deve ter soluções para driblar tais problemas.
É comum vermos em obras de grande porte arquitetos e engenheiros trabalharem lado a lado. Nesse caso, não há uma relação de superioridade e inferioridade de funções, ambos exercem papeis importantes e diferentes.
Diferença entre arquiteto e engenheiro civil
O arquiteto alia conhecimentos técnicos que garantem a estrutura da obra com conceitos estéticos e que garantam a funcionalidade do imóvel.
Já o engenheiro civil preocupa-se somente com questões estruturais. Quem está na dúvida entre cursar arquitetura e engenharia, deve se perguntar se está mais inclinado para artes e estética ou mais para ciências exatas.
Áreas de atuação do arquiteto
O foco do arquiteto com especialização em Arquitetura e Urbanismo é desenvolver novas formas de utilização para aproveitar a função de praças e demais espaços públicos e fazer o planejamento de bairros e cidades.
Um ótimo exemplo da Arquitetura e Urbanismo é a cidade de Brasília, projetada por Lúcio Costa.
A Arquitetura de Interiores é um ramo da arquitetura que cuida de reformas, escolha e disposição de móveis e definição da paleta de cores usadas no imóvel.
Outra área de atuação da arquitetura é a cenografia, onde o profissional desenha e projeta cenários para vários tipos de eventos. O profissional que trabalha com cenografia atua em agências de marketing e produtoras.
A média salarial no Brasil para arquiteto, segundo a Catho é de R$4.192,13, porém, experiência e bagagem acadêmica fazem o salário aumentar. Veja no próximo tópico o que fazer para se tornar um profissional competitivo.
Formação Acadêmica em Arquitetura
Tem duração de 5 anos e tem as seguintes disciplinas: Desenho Arquitetônico, Geometria: Desenho e Forma, Estética, História da Arte, Iluminação e Acústica, Técnicas de Construção, Instalações Prediais, etc.
O curso tem estágio obrigatório supervisionado e trabalho de conclusão de curso.
Como a arquitetura dialoga com sustentabilidade, o formado pode fazer pós-graduação em Arquitetura e Sustentabilidade, onde o aluno terá as disciplinas de Gestão de Projetos Sustentáveis, Arquitetura Bioclimática, etc.
Os cursos de Mestrado e Doutorado tem linhas de pesquisa de Construção, Análise das Cidades e Arte, Design e Tecnologia.
O que estudar para concursos de arquiteto?
Na grande maioria dos concursos públicos para arquiteto você terá que estudar:
- Língua Portuguesa,
- Noções de Informática,
- Projetos de Arquitetura,
- Projetos Complementares,
- Programação, controle e fiscalização de obras,
- Orçamento e composição de custos,
- Legislação e perícia,
- Técnicas de desenho e projeto urbano,
- Legislação profissional,
- Planejamento urbano,
- Planejamento urbano e meio ambiente,
- AutoCAD,
- Projeto de Arquitetura e de Desenho Urbano,
- Entre outros.
Você também pode se basear em provas que foram aplicadas em concursos anteriores.
Além de conseguir identificar as disciplinas e assuntos que mais caem, você pode começar a treinar resolvendo as questões e os simulados para o cargo de arquiteto. Veja: