Entrar

Técnico de Enfermagem: Atribuições e o que estudar

Por Sumaia Santana | Em 02/08/2022 10:22:38 | Profissões, Técnico de Enfermagem

Descubra o que faz e as principais atribuições do Técnico de Enfermagem, diferenças entre Técnico de Enfermagem, Auxiliar e Enfermeiro, salário médio e como estudar para provas de concursos.



Você sabe o que faz um técnico de enfermagem e quais suas principais atribuições?

Um dos cargos mais presentes nas notícias sobre concursos públicos aqui do Gabarite desperta interesse nos concurseiros pela facilidade de entrar no mercado.

Se você tem vontade de atuar nessa área leia nosso raio-X da profissão para descobrir o que faz, quanto ganha e o que aprende no curso técnico.

Atribuições do Técnico de Enfermagem

O técnico de enfermagem é o profissional responsável por fazer a triagem dos pacientes nos prontos-socorros, administrar remédios, realizar exames de laboratório e físicos, prepara os leitos para receber pacientes, analisa funções vitais, auxilia a equipe de urgência, entre outras funções.

A área da atuação são hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, casas de repouso, creches, clínicas estéticas, spas e clínicas para dependentes químicos.

Diferenças Técnico de Enfermagem, Auxiliar e Enfermeiro

O cargo de técnico de enfermagem está hierarquicamente abaixo do enfermeiro e acima do auxiliar. Quem trabalha como técnico de enfermagem ajuda o enfermeiro nos atendimentos e planejamentos das funções.

O auxiliar de enfermagem realiza troca de soro, faz curativos, aplica vacinas, esteriliza instrumentos cirúrgicos e preparação para exames.

O enfermeiro tem curso superior de Enfermagem e precisa ser inscrito no COREN. Ele cuida de pacientes em estado grave, ajuda nos partos, pode dar a palavra em situações onde a vida do paciente esteja em risco, monitora o trabalho dos técnicos e auxiliares.

Perfil, Escolaridade e Salário do Técnico de Enfermagem

Parece óbvio falar, mas, é bom ressaltar que é necessário gostar de trabalhar em equipe e ter jogo de cintura para agir sob pressão.

Em relação à escolaridade é exigido o curso técnico de enfermagem que pode ser feito por quem tem 18 anos e ensino médio completo.

O curso tem duração de 600 horas, o equivalente a dois anos.

O currículo abrange disciplinas teóricas e práticas, como Fundamentos da Enfermagem, Anatomia e Fisiologia, Microbiologia, Relações Humanas, Enfermagem em Emergências, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Pacientes Críticos, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, etc.

O cargo exige registro no COREN (Conselho Regional de Enfermagem). O formado deve entrar em contato com a unidade da instituição da sua região para obter informações sobre tal procedimento.

O salário de um técnico de enfermagem em começo de carreira gira em torno dos R$1.240,00 e o pode chegar a R$2.178,00, contudo, quanto mais robusta a formação, maior o salário do profissional.

O que estudar para concursos de Técnico de Enfermagem?

São cobrados tópicos de Língua Portuguesa e Matemática e também conhecimentos específicos da função como Código de Ética, Sistema Único de Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Procedimentos técnicos de enfermagem, Fundamentos da enfermagem, Primeiros socorros, etc.

Teste seus comhecimentos: Simulados para provas de técnico enfermagem com gabarito

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.