Dicas Redação

Diferenças entre Textos Descritivos, Narrativos e Dissertativos

Veja as principais diferenças, tipos e características entre textos descritivos, narrativos e dissertativos com frases de exemplo.

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 26/09/2020 12:11:54
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com ex...

Texto é discurso escrito ou falado. Sua estrutura abrange conhecimentos linguísticos, a intenção e modalidade. A Língua Portuguesa possui vários tipos textuais e conhecer suas características e como desenvolvê-los são exigências em processos seletivos de emprego, vestibulares e concursos públicos.

Relembre as diferenças entre textos descritivos, narrativos e dissertativos. 

Características dos textos descritivos

Os textos descritivos trazem as minúcias de pessoas, animais, objetos, locais, seres imaginários, personagens e sentimentos. A intenção é passar ao leitor uma imagem o mais nítida possível. Nos textos descritivos são comuns:

  • Adjetivos e locuções adjetivas;
  • Informações sobre formas, cores, cheiros, sons e textura;
  • Metáforas para ressaltar as qualidades do ser descrito;
  • Comparações;
  • Verbos de situação no presente ou pretérito imperfeito do imperativo;
  • Verbos de ligação;
  • Predicado verbal.

quatro tipo de textos descritivos: objetivos, subjetivos, poéticos e técnicos. Veja as particularidades de cada um:

Descrição objetiva: descrição fiel da realidade sem opiniões.

  • Exemplo: “O apartamento tem quatro dormitórios, duas suítes, dois banheiros, cozinha estilo americana, sala de estar em “L”, sala de jantar, área de serviço e dependência de empregada.”

Descrição subjetiva: a realidade é exposta de acordo com as opiniões do autor.

  • Exemplo: “O senhor sabe: sertão é onde quem manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado! E bala é um pedaçozinho de metal … sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. Viver é muito perigoso.” Guimarães Rosa.

Descrição poética: usa a subjetividade própria da poesia.

  • Exemplo: “Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?” - Cecília Meireles

Descrição técnica: são textos com presença de linguagem técnica e científica, como os manuais de instrução e os artigos científicos. 

Características dos textos narrativos

Os textos narrativos são apresentações de fatos em sequência. Fazemos narrações todos os dias e usamos nossas memórias e pontos de vista. A narrativa tem a seguinte ordem: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

São formados por enredo, personagem (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (observador ou personagem), ambiente, tempo (cronológico ou psicológico). Confira um exemplo de narração:

“A escrava pegou a filhinha
Nas costas
E se atirou no Paraíba
Para que a criança não fosse judiada.”
Oswald de Andrade

Características dos textos dissertativos

Os textos dissertativos trazem um ponto de vista e sua explicação, com dados confiáveis. O autor pode conduzir o texto para provocar mudança de pensamento no leitor, quando isso acontece temos uma dissertação-argumentativa. Neste tipo de dissertação, o autor expõe seu posicionamento sobre o fato e o justifica com exemplos reais. 

A dissertação é composta de:

Introdução: os 10 primeiros parágrafos devem apresentar o assunto. A introdução pode ter uma citação, comparação, perguntas e uma narração;

Desenvolvimento: a partir do 20o e até os penúltimos parágrafos haverá o outro lado da proposta do texto, discussão sobre o assunto e contrapartida, além do posicionamento do autor, por meio de fatos históricos e dados estatísticos;

Conclusão: no último parágrafo a introdução é retomada com a riqueza do desenvolvimento. A conclusão deve ainda trazer a resolução do problema apresentado, ou então, propor a continuidade da discussão.

Deixe seu comentário

Foto de perfil Marcelo pereira da silva nunes
Por Marcelo pereira da silva nunes em 08/07/2021 16:15:13
As emendas constitucionais nada mais são que alterações em direitos garantidos por força de lei, seja por códigos ou até mesmo pela própria constituição, desta forma o legislador encontrou formas alterar os normas já existente....

OBS: texto dissertativo

Participe, faça um comentário.