Tipos de Preposições com Exemplos
Preposição são palavras que reúnem diversos termos de uma oração. Quais os tipos de preposições que existem na língua portuguesa com exemplos.
Preposições são palavras que podem ligar os termos de uma frase ou de um texto, dando a coesão e a coerência necessárias para um bom entendimento de um texto e estes termos podem ser palavras de praticamente todos os grupos de palavras da língua portuguesa, desde substantivos a verbos.
O que é uma preposição?
Preposição são palavras que reúnem diversos termos de uma oração e que dão sentido para uma frase ou um texto, sendo que estes termos podem pertencer a diversas classes gramaticais.
Quais são os tipos de preposições?
Complemento nominal - É o tipo de complemento que liga duas palavras que não sejam verbos, geralmente dois substantivos, um substantivo e um adjetivo, etc. Exemplo: Continuo obediente ao cardápio da dieta.
Complemento verbal - É o tipo de complemento que liga um verbo a um termo, que pode ser o objeto direto ou indireto, um aposto, etc. Exemplo: Continuo seguindo a dieta corretamente.
Orações reduzidas - É quando uma preposição que substitui termos ou palavras longas. Exemplo: Ao falar, seja direto, sem rodeios. (Quando for falar, seja direto, sem rodeios).
Locuções adverbiais - É quando a locução é equivalente a um advérbio. Exemplo: Tive que fazer com cautela.
Locuções adjetivas - É quando a locução equivale a um adjetivo. Exemplo: É um menino de muito valor.
As preposições são palavras invariáveis, ou seja, não mudam como os verbos, mas há casos em que acontece uma contração, ou seja, se juntam a artigos que fazem a flexão de gênero e número, seja, não sofrem mudanças de modo, tempo, de pessoa e abaixo alguns exemplos de preposições que sofrem flexões:
- de + o = do
- de + a = da
- em + a = na
- em + o = no
- em + um = num
Vale ressaltar que as preposições seguem uma lógica, sendo que o primeiro elemento é o regente, ou seja, o termo que rege a locução, que é o mais importante e o segundo termo é o termo regido, ou seja, que complementa o sentido do regente.
Assim os termos criam um sentido tanto para a frase quanto para um texto, ou seja, as preposições são elementos que não devem faltar em um texto coeso e coerente.