Dicas Português Sinônimos e Antônimos

Semântica: Sinônimos, Antônimos e Polissemia

Os sinônimos são palavras com sentidos próximos, mas não equivalentes. Os antônimos são palavras de significados opostos. Polissemia contem as palavras iguais que possuem um mesmo significado.

Foto de perfil Gabarite Concurso
Gabarite Concurso em 13/09/2022 22:15:36
Perfil oficial do site Gabarite. Fazem parte do time: servidores públicos, estudantes, professore...

Confira abaixo o significado de alguns sinônimos, antônimos e polissemia através de algumas definições e exemplos de suas aplicações.

Para estudar sinônimos e antônimos, utilizamos uma parte da linguística chamada de semântica, que enfoca a parte significativa de um discurso, bem como o significado das próprias palavras.

Além dos antônimos e sinônimos existe ainda a polissemia, que pode ser encaixada sob estas definições, para que não hajam erros na hora de decidir se são antônimos ou sinônimos.

Através da compreensão destas palavras, podemos avaliar se são completamente diferentes em significado ou se possuem algo em comum. Assim sendo, definimos se palavras são sinônimas ou antônimas pela semântica.

Sinônimos

Os sinônimos são palavras com sentidos próximos, mas não equivalentes. Estas possuem relação de significado umas com as outras, representando praticamente a mesma ideia.

Esta semelhança entre seus significados é proveniente da contribuição grecolatina.

Vamos aos exemplos:

  • A palavra casa pode ser substituída por lar, residência ou moradia.
  • Assim podemos aplicar: carro como automóvel, delicioso como saboroso, moral como ética, antagonista como adversário, transformação como metamorfose, diálogo como colóquio, antítese como oposição, longe como distante e assim com diversas outras palavras.

Os sinônimos tornam-se extremamente importantes em frases as quais deseja-se retomar o sujeito, por exemplo, onde você irá evitar repetições.

Antônimos

Os antônimos possuem definição contrária aos sinônimos: são palavras de significados opostos, contrários. Os antônimos podem originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo.

Veja os exemplos:

  • Bem e mal, certo e errado, simétrico e assimétrico, bendizer e maldizer, ativo e inativo, presença e ausência, possível e impossível, claro e escuro, subir e descer, forte e fraco, preto e branco, cheio e vazio, concórdia e discórdia, comunista e anti­comunista, progredir e regredir e assim seguem-se os exemplos.

Veja mais: Exercícios sobre sinônimos e antônimos com gabarito

Polissemia

Se sinônimos possuem o mesmo significado com palavras diferentes e antônimos são palavras diferentes com significados opostos, a polissemia contem as palavras iguais que possuem um mesmo significado.

Ou seja, uma única palavra possui múltiplos significados dependendo do contexto em que elas aparecem.

Vamos aos exemplos:

  • Banco (instituição financeira comercial, ou assento),
  • Manga (fruta ou parte da roupa),
  • Posto (local de abastecimento para automóveis ou posição de um indivíduo).

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.